Imersão internacional: a experiência que se deve ter ao menos uma vez na vida

Publicado em: 11/10/2018

Imersão internacional: a experiência que se deve ter ao menos uma vez na vida

 

Fazer uma imersão com executivos e profissionais de mercado é uma experiência única. Você adquire conhecimento e retorna da viagem com uma bagagem capaz de transformar significativamente seu papel de líder e até mesmo sua atuação na carreira. Como resultado, você passa a assumir um propósito diante de tantos cases apresentados e que mostram claramente também o propósito de cada líder no sucesso de empresas que passaram a ser amadas e desejadas mundialmente.

Quando se tem, então, a oportunidade de fazer uma imersão no Vale do Silício, na Califórnia (Estados Unidos),  local que é o berço das principais companhias de tecnologia que surgiram (e transformaram) o mundo nos últimos anos, é algo ainda mais marcante. Afinal, é uma área que reuniu grandes mentes que conseguiram transformar a maneira como as pessoas iriam consumir e se relacionar com produtos e serviços.

Foi a partir deste conceito, e em contribuir com a carreira e insight de ideias de profissionais do mercado, que desejam se aprimorar a cada instante num mundo globalizado, que a Qualidade Corporativa Smart Workplaces elaborou um projeto exclusivo para imersões internacionais com foco em ambientes corporativos. Nessas viagens, os alunos podem ter contato direto com áreas que envolvem a inovação, o empreendedorismo e a arquitetura.

Cada dia desse encontro, foi pensado para que o participante adquira o maior conteúdo e conhecimento possíveis. O roteiro da edição deste ano passou pelo Vale do Silício, São Francisco e San Diego.

Um dos momentos mais intensos foram os três dias na ANFA (Conferência Internacional de Neuroarquitetura). O foco deste ano foi sobre como mensurar o impacto dos ambientes no cérebro. Falou-se muito sobre novidades, como a possível criação de equipamentos que poderiam ser aliados nessa mensuração. Além disso, diversos estudos foram apresentados com explicações e resultados analisados.

No entanto, um dos assuntos mais polêmicos nos Estados Unidos, mas que mostra claramente o impacto do ambiente no cérebro, diz respeito a uma análise realizada em presídios. Num caso específico, foi observado como o organismo da pessoa reagiu depois de 29 anos numa solitária. Ao longo do tempo, ele foi perdendo a visão, além do senso de distância e localização. Foi possível observar, a partir dos resultados apresentados, todo o impacto psicológico quando uma pessoa é isolada do convívio social.

Inclusive algumas áreas do cérebro são ativadas, como o amígdala cerebral que gera estresse e ansiedade. Mas a boa notícia é que atualmente, empresas do mundo inteiro estão investindo em ambientes mais saudáveis e que impactem de forma positiva no cérebro de seus colaboradores, incluindo empresas totalmente focadas em tecnologia e que, aparentemente, podem dar a impressão de serem mais robotizadas e menos humanizadas.

Pelo contrário, no Vale do Silício, é perceptível como esses ambientes estimulam a criatividade, a qualidade nos relacionamentos e a preocupação com o bem-estar. Talvez esse seja o segredo de tantas empresas extraordinárias e de sucesso que revolucionaram a forma de consumo nos últimos anos.

Ou seja, oferecer qualidade de vida para ter colaboradores que apresentam qualidade nas entregas. Claro que isso reflete em clientes que se apaixonam por marcas, produtos e serviços. Basta ver casos como Google, Facebook e Airbnb.

 

 

Lembrando que já estamos organizando o SW Tour 2019.

Quer embarcar com a gente? CLIQUE AQUI e preencha o formulário de interesse!


 

* Conteúdo produzido pela Visão Estratégica Comunicação (www.visaoestrategica.com.br)

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X