Qualidade Corporativa leva profissionais do mercado e executivos para o Vale do Silício

Publicado em: 18/10/2018

Qualidade Corporativa leva profissionais do mercado e executivos para o Vale do Silício

 

Como já falamos em nosso artigo anterior sobre a imersão internacional da Qualidade Corporativa (LEIA AQUI), essa é uma experiência que se deve ter ao menos uma vez na vida. E conhecer o Vale do Silício pode ser ainda mais significativo do que se imagina do ponto de vista de conhecimento para o desenvolvimento pessoal e profissional. Simplesmente pelo fato de que conhecer a origem e estar no local onde a história – das marcas mais desejadas do mundo – começou, pode ser o palco de insights nunca antes imaginados por você.

 

Mas o que tem nos bastidores das empresas do Vale do Silício?

O primeiro encontro da Qualidade Corporativa com a nossa turma do SW Tour 2018 foi numa segunda-feira, no final do dia, para a apresentação do SW Talks Inovação em Workplace Design. Falamos sobre o Vale do Silício e compartilhamos alguns dos principais pontos de visita dos dias que se seguiriam. E para que você entenda melhor a dinâmica da nossa imersão, abaixo vamos compartilhar as experiências dessas visitas.

 

ADOBE – O segundo dia foi muito esperado porque finalmente os participantes iam chegar ao Vale do Silício. Seguimos de carro para lá. Então, visitamos a Adobe. Um ambiente de trabalho sensacional e surpreendente. Eles estavam com um dos espaços em reforma, justamente alterando o layout para deixá-lo mais humanizado, abrindo as áreas para fazer algo semelhante a “Open Space” (conceito de espaços abertos). Eles possuem uma área muito especial que serve de descompressão para os colaboradores.

(é preciso olhar bem nas fotos vai ter uma hora que tipo arquibancada assim que serve aonde ele tem jogos de playbolim, de ping-pong e sinuca que é uma área que serve de descompressão)

Além disso, a Adobe procurar oferecer oportunidade profissional de criar uma carreira lá dentro. As pessoas que nos receberam tinham mais de 20 anos de empresa. Foi possível notar uma enorme coerência na cultura da empresa entre focar nas pessoas e estimulá-las e ter esse olhar.

 

 

 

SHOWROOM DA TESLA – A Tesla nos permitiu vivenciar um espaço extremamente interativo, com tecnologia e sustentabilidade. Aliás, essas são duas características muito presentes nas empresas que surgiram no Vale do Silício.

 

 

 

APPLE – Quando chegamos na Apple, nosso primeiro contato com a cultura da empresa foi na Apple Park no visitor Center, uma área exclusiva de visitação. Lá eles possuem uma maquete gigante da nova sede e os visitantes podem colocar o IPad em frente a ela para ver o espaço em três dimensões. É perceptível a presença da tecnologia em cada espaço da empresa, que também é muito coerente com os produtos da Apple. É um mix de visual mais orgânico e clean, além de simples ao mesmo tempo.

 

 

GOOGLE – Essa sede da companhia tem um aspecto muito característico e um visual bem mais “corporate”, comparado com as outras empresas que visitamos. No entanto, apesar de ter essa característica, foi possível notar muito espaço de colaboração e de trocas, além de áreas de alimentação, que é um diferencial do Google [oferecer alimentos gratuitos para os colaboradores]. Então, há diversos tipos de restaurantes e de alimentos, cafés, além de muitas áreas de convivência.

 

 

 

 

GARAGEM HP – Outro ponto importante da imersão foi a passagem pela garagem da HP, que tem um significado muito marcante. O local é considerado o berço do Vale do Silício. Lá, atualmente, é uma casa e tem gente morando. Mas, na frente da casa, tem uma placa que conta a  história sobre como tudo começou.

 

 

 

 

 

 

FACEBOOK – A empresa estava em período de eventos e por isso não conseguimos visitar a área interna. Mas fizemos uma foto na entrada de uma das companhias mais amadas do mundo.

 

 

 

 

BOOKING – A empresa fica de frente para o cartão postal da cidade de São Francisco. Estão locados em um prédio, em um andar alto. Aliás, uma das características da empresa é que seus escritórios estejam sempre em áreas nobres e bem localizadas, com uma vista marcante da cidade. A cultura é muito focada nos colaboradores e todas as salas de reuniões têm fotos que foram tiradas pelos colaboradores, com o nome do local e de quem fez a foto.

 

 

 

 

WEWORK EMBARCADERO –  Imagine um coworking com dois andares e quase mil funcionários, mas que têm a meta de reformar o espaço para reunir mais de 2 mil pessoas que compartilham seus espaços de trabalho e com opções de salas privativas? Eles já são considerados o maior da costa oeste dos Estados Unidos.

 

 

EATSA – Para vivenciar ainda mais o contato com as novas tecnologias e um ambiente totalmente digital, reunimos o grupo do SW Tour 2018, na Califórnia, para um almoço neste restaurante. No local, todo o processo é realizado digitalmente, desde a escolha do prato até o pagamento. Não há contato com pessoas. Uma experiência marcante e direta com a inovação e o que ainda está por vir no mercado tecnológico.

 

SALESFORCE – A empresa, que possui vários prédios na cidade de São Francisco concluiu uma reforma recentemente, na qual projetaram um parque, aberto ao público, que fica em cima de uma estação de ônibus. Foi uma experiência incrível a visita a essa empresa porque construíram espaços, como o parque, que se transformaram em pontos de encontro não apenas para colaboradores, mas também para famílias e moradores da região. Esses momentos são compartilhados nos intervalos de almoço por colaboradores das seis empresas deles e de outras empresas que estão ao redor. Na cultura da empresa é muito fácil observar características marcantes e coerentes como sustentabilidade e igualdade, seja na inclusão de gênero ou na diversidade. Além disso, um por cento do lucro da empresa é doado. Os colaboradores também são aconselhados a fazer trabalho voluntário remunerado pela Salesforce.

 

AIBNB – Foi muito interessante essa visita porque assim como o próprio site deles, o espaço da empresa tem diversas estruturas que se assemelham muito a uma hospedagem. Há vários nichos, em cada estação de trabalho, e cada um deles com características diferentes e que lembram muito residências diferentes uma da outra.

INTERFACE – SURPRISE NIGHT – Nesse local tivemos a oportunidade de assistir a uma aula sobre biofilia ou design biofílico, que é um dos valores que a Interface tem. O que é isso? É trazer a natureza para dentro dos ambientes corporativos, para junto das pessoas. Então, tivemos um debate sobre a importância da natureza e os benefícios que ela nos proporciona, seja para o equilíbrio psicológico ou fisiológico. Fato este que a neurociência aplicada à arquitetura já comprova. Portanto, nosso papel é cuidar do meio ambiente. O momento dessa visita à Interface despertou em cada um reflexões significativas sobre essa consciência mais humana dos ambientes de trabalho.

THE VIEW – o topo de um arranha-céu em São Francisco. Esse foi o cenário que escolhemos para encerrar a dinâmica da imersão e nos fazer refletir sobre a observação dos detalhes e a importância de uma visão holística sobre os ambientes.

 

 

Lembrando que já estamos organizando o SW Tour 2019.

Esperamos você na imersão SW Tour 2019!

CLIQUE AQUI e preencha o formulário de interesse!

 


* Conteúdo produzido pela Visão Estratégica Comunicação (www.visaoestrategica.com.br)

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X