DICAS PRÁTICAS PARA UM TRABALHO MAIS SAUDÁVEL

Publicado em: 28/02/2016

Há 16 anos, a data de 28 de fevereiro é conhecida como o Dia Internacional de Combate às LER/DORT.

Explicando melhor, a sigla “LER”, significa Lesões por Esforços Repetitivos e quando acontecem em função do trabalho, adota-se também a sigla “DORT”Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Como consequências para quem sofre de LER/DORT são: tendinites (inflamações nos tendões), epicondilites (inflamações nos cotovelos), síndrome do túnel do carpo (inflamação no punho), além de diversos outros prejuízos de desconfortos e baixa produtividade.

Em escritórios, a atividade que mais oferece riscos ao desenvolvimento de LER/DOR, é o trabalho no computador. Permanecer muitas horas sentado em uma postura inadequada é extremamente prejudicial à saúde. Neste Dia Internacional de Combate às LER/DORT, compartilho a tradução de trechos da reportagem da revista alemã Spiegel com sugestões para tornar o ambiente de trabalho mais saudável.

Ergonomia – Dicas para quem passa muitas horas em frente ao computador:

  • MANTER DISTÂNCIA DA TELA DO COMPUTADOR
    Mínimo 50cm entre os olhos e o monitor, porém ideal 70cm para monitores de 17 polegadas. Para evitar reflexos na tela, o alinhamento dos olhos ao monitor deve ser paralelo à janela.
  • AJUSTAR O TAMANHO DAS LETRAS NO MONITOR
    Utilizar o atalho Ctrl + para aumentar ou Ctrl – para diminuir o tamanho das fontes.
  • TECLADOS PARA USO SEM ESFORÇO MUSCULAR
    Pessoas que utilizam muito o teclado (escritores) podem se beneficiar com teclados ergonômicos que são mais compridos e curvados, para evitar esforços musculares na hora de digitar.
  • O MOUSE CORRETO
    Deve corresponder a aproximadamente o tamanho da palma da mão arqueada. Para quem sente dor no pulso, optar por mouse pad com almofada de descanso.
  • MESA COM REGULAGEM DE ALTURA
    Ideal são mesas com regulagem de altura desde 68cm até 76cm. Tamanho recomendado para a mesa: 1,60×0,80m. Não deixar impressoras e equipamentos que vibram em cima das mesas de trabalho.
  • NOTEBOOKS E TABLETS COMO EQUIPAMENTOS DE TRABALHO?
    São equipamentos com monitores menores com muitas desvantagens se analisados pela questão ergonômica. Para notebook, utilizar mouse e teclado externo, assim como, se possível, um monitor adicional. Para tablets utilizar teclado externo e evitar trabalhar com ele no colo.

 

Confira mais dicas no texto do ano passado, que também publicamos, referente a este assunto.

Observação: Texto original da revista alemã Spiegel: http://www.spiegel.de/netzwelt/web/ergonomie-am-rechner-tipps-fuer-einen-rueckenfreundlichen-arbeitsplatz-a-1072690.html

 

 

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X