O que é “QUALIDADE CORPORATIVA Smart Workplaces”?

Publicado em: 23/11/2015

QUALIDADE CORPORATIVA: Smart Workplaces” surgiu de uma vontade pessoal para a discussão sobre os espaços de trabalho. Como arquiteta e especialista neste assunto, percebo o quanto podemos trabalhar os espaços físicos como elementos estratégicos, buscando uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, uma melhor produtividade.

Mas vamos lá, para traduzir os temos “Qualidade Corporativa” e “Smart Workplaces”, costumo explicar da seguinte forma:

Qualidade Corporativa

Quanta gente ouço reclamar sobre seus ambientes de trabalho nas corporações?! Ultimamente, parece que a expressão “mercado corporativo” virou alvo de queixas e sinônimo de stress e terror no dia a dia. Confesso que me arrisquei na decisão de trazer o termo “corporativo” para esse movimento, mas minha intenção é cutucar mesmo o assunto. Está na hora de quebrar esse tabu quanto aos espaços corporativos. Cada vez mais vejo grandes empresas que pensam a longo prazo e se interessam em instalar um ambiente mais humano em suas corporações. E ok, não precisamos ser ingênuos de achar que estão querendo o bem dos colaboradores por nada em troca, é ingenuidade mesmo pensar assim, pois a lógica de qualquer empresa é gerar lucros. Mas ai é que está a diferença, empresas com uma visão de “Qualidade Corporativa” entendem que a produtividade mais eficaz é aquela alcançada através do bem estar e da satisfação dos seus colaboradores.  Não tenho a pretensão de inventar a roda, pois tenho certeza que você que está lendo este texto já ouviu, em algum momento da vida, que: “profissionais felizes são profissionais produtivos”. Minha intenção com a “Qualidade Corporativa” é levantar a bandeira para a importância da satisfação das pessoas nas empresa.

Mas e o que o espaço físico tem a ver com isso? É ai que entra o termo “Smart Workplaces”!

Smart Workplaces

Conforme tradução literal do inglês, essa expressão significa “espaços de trabalho inteligentes”. Mantive o termo em inglês pois é como aparece nas bibliografias que existem sobre o assunto e, para mim, é mais fiel com a forma como desenvolvi o tema em minha especialização na Alemanha.

No exterior muito já se investiga sobre as formas de trabalho e de como os espaços físicos podem ser desenvolvidos para serem mais eficientes aos usuários. Reforço aqui que falei “usuários”. Pensar no desenvolvimento do trabalho hoje é pensar nas pessoas! E pensar em pessoas significa pensar em seres sensoriais e, por isso, entender os elementos que as influenciam, entre eles o espaço físico, é fundamental! São essas as principais questões levadas em consideração nos espaços de trabalho inteligentes, “smart workplaces”.

Exemplificando, sabe quando a gente entra em um ambiente e se sente bem nele? Ou melhor, às vezes é até mais fácil de entender ao contrário, sabe quando estamos em um local de trabalho e não nos sentimos bem, tudo começa a incomodar, nada parece funcionar, e dá vontade de correr de volta para casa? Muitas dessas sensações tem influência do espaço físico e nossas percepções até são inconscientes, pois muitas vezes nem sabemos explicar o porquê não nos sentimos confortáveis em determinados lugares.

Distinguimos um espaço inteligente, “Smart Workplace”, de outro qualquer quando ele passa a assumir um papel mais estratégico, que vai além de seu caráter estético e passa a atender, da melhor forma possível, as necessidades de seus usuários. Em ambientes de trabalho, quanto melhor o espaço atingir as expectativas dos colaboradores e mais adequado ele estiver às atividades a serem desenvolvidas, mais satisfação e, consequentemente, mais produtividade se alcançará.

QUALIDADE CORPORATIVA: Smart Workplaces

Voltando, então, aos termos combinados, minha intenção é apresentar um movimento por locais de trabalho com mais qualidade, sendo mais estratégico nos seus objetivos. Realmente acredito na ideia de adequar da melhor forma possível, através de elementos espaciais estratégicos, os ambientes aos usuários e à suas atividades, e ai então, influenciar na satisfação e qualidade de vida das pessoas, gerando como benefício à empresa, uma melhor produtividade.

Ficou claro? Faz sentido isso para você?
Se concorda com esta ideia, gostaria de te convidar para participar deste movimento comigo.

Já conhece nossa fanpage no Facebook? https://www.facebook.com/qualidadecorporativa/
Em breve divulgaremos mais novidades por lá!

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X