Os benefícios da natureza nos locais de trabalho

Publicado em: 08/07/2015

Segue abaixo nosso infográfico e artigo sobre o assunto:
QC_Beneficios da natureza

Compartilho aqui, nosso artigo publicado originalmente no site da Rede Mulher Empreendedora, em 08/07/2015.

VOCÊ TEM CONTATO COM A NATUREZA EM SEU LOCAL DE TRABALHO? ACREDITE, PODE INFLUENCIAR O SEU DESEMPENHO PROFISSIONAL.

Tenho conversado com muitos profissionais, de diferentes áreas, sobre o tema que venho desenvolvendo: “Qualidade Corporativa”. Cada vez mais, fica claro, a influência dos ambientes na maneira como nos comportamos, especialmente nos locais de trabalho. Treinamos nossa capacidade técnica, nossa inteligência emocional, nosso relacionamento interpessoal, e diversas outras habilidades para trabalhamos melhor, claro! Porém não podemos esquecer que existem fatores externos que atuam, muitas vezes de forma inconsciente, na nossa percepção, satisfação e, consequentemente, no desempenho das nossas atividades. Imaginem vocês, tentar trabalhar em um ambiente escuro, sem janelas, e barulhento por exemplo. Por mais que sejamos altamente qualificados para a atividade profissional e estarmos muito entusiasmados com o trabalho, não tem como ignorar o mal estar que este local vai nos gerar e, como resultado, não produziremos da forma adequada. Da mesma maneira, podemos imaginar o contrário: um espaço corretamente projetado, com um mobiliário confortável e aparência bacana, pode ter um impacto muito significativo na performance até mesmo de profissionais desmotivados. Como arquiteta, afirmo que o ambiente físico, no qual estamos inseridos, tem a capacidade de influenciar no desempenho de qualquer pessoa.

Diversos estudos e pesquisas justificam a minha afirmação acima sobre o poder dos espaços de trabalho na performance profissional, entre elas, recentemente divulgada pela Human Spaces, a pesquisa mundial “O Impacto Global do Design Biofílico no Ambiente de Trabalho” (nome original: “The Global Impact os Biofilic Design in the Workplace”), liderada pelo professor Sir Cary Cooper e sua equipe da Robertson Cooper. A pesquisa envolveu 7.600 profissionais, de 16 países, incluindo o Brasil, e teve como objetivo medir a influência do espaço físico no comportamento humano, especialmente quando expostos a ambientes com elementos da natureza. Um breve texto na conclusão da pesquisa reforça a importância do espaço físico e alerta as empresas sobre a influência nos níveis de satisfação de seus colaboradores:

Um terço dos entrevistados relataram que seriam afetados pelo design do local de trabalho ao escolher trabalhar para uma empresa. Estes dados enfatizam como um ambiente que um indivíduo se encontra pode influenciar diretamente na forma como ele se sente em relação à empresa, o que irá inevitavelmente influenciar seus sentimentos e comportamentos quando ele estiver trabalhando. Por isso, proporcionar aos funcionários um ambiente onde eles estejam confortáveis e felizes poderá ajudar a aumentar o bem estar e a produtividade, bem como contribuir para a retenção de talentos e reduzir a rotatividade de funcionários.”

A pesquisa enfatiza, principalmente, os benefícios da conexão com a natureza em locais de trabalho. A rápida urbanização do mundo moderno trouxe o aumento do interesse pela relação entre o homem e a natureza, chamada de biofilia. Países que demonstraram o maior aumento econômico nos últimos 60 anos também foram os que tiveram a urbanização mais acelerada e uma perda repentina da conexão dos habitantes com a natureza. O estudo cita como principal exemplo o Brasil, que ocupa o 1º lugar neste ranking com 87% dos habitantes vivendo, hoje, em áreas urbanas. Diversos estudos interpretam essa alteração radical de cenário como uma mudança também de comportamento humano. Nosso histórico primitivo e nosso inconsciente continua buscando paisagens naturais que hoje foram substituídas por visuais urbanos e isso nos gera um estresse inconsciente no dia a dia. Incorporar a natureza então, seja através de uma conexão direta com vegetação ou, seja através de uma forma indireta com elementos naturais, cores e padrões que remetem a natureza, são benéficas para um comportamento humano mais saudável.  Pesquisas mostram que após a exposição a um estressor, sons da natureza podem acelerar a recuperação psicológica em até 37%.

Seguindo a pesquisa, o fator chave para reduzir os níveis de estresse é a sensação de BEM ESTAR. Quando nos sentimos bem, felizes, inspirados e entusiasmados, produzimos emoções positivas, que desencadeiam liberações de dopamina (hormônio do prazer) em nosso cérebro. O resultado da pesquisa mostra um aumento de 15% na sensação de bem estar em pessoas que trabalham em ambientes que incorporam elementos naturais, criando uma conexão com a natureza.

QC_Beneficios da natureza_BEM ESTAR

Sentir-se bem também resulta em obter melhores resultados em nossas atividades. A PRODUTIVIDADE é melhor desenvolvida quando sentimos prazer. Segundo o estudo há um aumento de 6% na produtividade em funcionários expostos a elementos naturais como luz natural e plantas.

QC_Beneficios da natureza_PRODUTIVIDADE

A CRIATIVIDADE tem importância fundamental no ambiente de trabalho, pois está relacionada com a capacidade de o indivíduo agir, de se comportar e de executar tarefas de forma criativa. Conforme a pesquisa há um aumento de 15% na criatividade em funcionários que trabalham em ambientes com elementos naturais tais como luz natural e plantas.

QC_Beneficios da natureza_CRIATIVIDADE

Os resultados do estudo demonstram, então, que os benefícios com a presença da natureza vão muito além da simples satisfação pessoal, pois quando os espaços são adequadamente projetados, são capazes de influenciar inclusive os resultados de lucratividade das empresas. Cada vez mais percebo que apostar em ambientes de qualidade é ganhar sempre, seja para o lado do colaborador que fica mais satisfeito e saudável, e seja para o lado da empresa que se torna mais produtiva e rentável.

Para quem se interessa em acessar a pesquisa completa, segue o link com o arquivo para download: http://humanspaces.com/resources/reports/

Fonte da imagem de destaque: http://plantas.digisa.com.br/upload/imagens_upload/Vegetao_artifical_em_escritrio.jpg

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X