COLOCANDO ORDEM NO LOCAL DE TRABALHO

Publicado em: 05/02/2016

Compartilho aqui, nosso artigo publicado originalmente no site da Rede Mulher Empreendedora, em 05/02/2016.

Série Home Office #3:
XÔ BAGUNÇA! COLOCANDO ORDEM NO LOCAL DE TRABALHO

Quando trabalhamos a questão da produtividade, diversos fatores que influenciam na forma como trabalhamos devem ser considerados. Em artigos anteriores já falamos sobre questões de ergonomia, iluminação, vegetação, acústica, cores e revestimentos. Neste texto vamos explorar sobre a ORGANIZAÇÃO nos locais de trabalho.

Seja em Home Office ou mesmo em escritórios, a organização ou a bagunça pode estar vinculada a duas situações:

  1. Hábitos do(s) usuário(s) – O antigo conselho “Coloque as coisas de volta no lugar após o uso”, vale a pena ser aplicado e utilizado como um hábito para manter os ambientes organizados. Não vou me estender muito falando sobre hábitos pessoais, mas vale lembrar que pesquisas indicam que, para a consolidação de um novo hábito, são necessários 21 dias de persistência! Então, mãos à obra, vale anotar na agenda, inserir lembretes no celular,… enfim, com boa criatividade é possível adotar um novo hábito de organização.
  2. Formas e espaços de armazenamento – Muitas vezes a bagunça em locais de trabalho não tem a ver com os hábitos das pessoas, mas sim com a falta de locais de armazenamento ou mesmo espaços inadequados para guardar as coisas. Vamos combinar que, mesmo com a tendência de economia de papéis, ainda acumulamos muitos documentos impressos. É fundamental entender como é a melhor forma de armazená-los para então, escolher onde guardar todo esse material. Pensando em auxiliar nessa tarefa, montei uma tabela com alguns tipos de armazenamento normalmente necessários em ambientes de trabalho.

Tipos de Armazenamento

Observando a listagem acima, entendemos que mesmo no caso de Home Offices, além da mesa e da cadeira de trabalho, é necessário algum espaço para armazenamento. Vamos analisar algumas opções de mobiliário que podem auxiliar na organização:

  • ARMÁRIOS: Sejam os modelos baixos ou altos, a vantagem dos armários é “esconder” o que está armazenado. Em muitos espaços de Home Office, quando integrados em outros ambientes, armários com portas são ótimas alternativas para não afetar na decoração. O porém a ser considerados é a questão do espaço necessário, seja em relação ao próprio móvel, normalmente com 50cm de profundidade, assim como o espaço necessário para abrir as portas. Para portas de correr devem ser acrescentados aproximadamente 6cm na profundidade do móvel para o trilho das folhas.
  • ESTANTES: Inúmeros tamanhos e formatos são oferecidos no mercado. Normalmente são ótimas opções para o armazenamento de livros, pastas e caixas de organização. Por serem abertas, influenciam no visual dos espaços e exigem limpeza mais frequente. Existem opções que combinam nichos fechados e podem ser boas alternativas para deixar à vista somente o que desejamos expor.
  • PRATELEIRAS E SUPORTES DE PAREDE: Aproveitar as paredes para fixação de elementos que auxiliem na organização é uma ótima alternativa para ambientes compactos, e além disso, ainda oferecerem um ótimo custo benefício. Existem inúmeras opções de prateleiras e nichos no mercado, fáceis de instalar e que podem ser utilizados como elementos decorativos. É importante que se observe o peso máximo suportado, pois normalmente livros e papéis, quando em grande quantidade, podem ser bem pesados.

 

Em bancadas de trabalho que ficam em frente à parede, aproveite como apoio para murais, calendários, ou mesmo de barras de imãs onde podem ser fixados suportes metálicos como porta clips, porta canetas e demais acessórios. Para complementar essa ideia, convido para assistirem o vídeo que fiz na loja Ikea, na Alemanha, com ideias para Home Offices. Reparem no o sistema imã com suportes metálicos que aparece no final:

E conheçam o passo-a-passo para fazer um calendário semanal de parede, econômico e eficiente! 

Resumindo então, para que o ambiente também possa contribuir com a organização de seu trabalho é importante que ele ofereça os espaços adequados de armazenamento. Inicie identificando o que precisa ser guardado, reúna todo o material para ter uma ideia do volume e escolha a melhor forma de organização e o local onde será armazenado. Saber onde encontrar o que precisamos para trabalhar, de forma rápida e eficiente, é a melhor madeira de otimizar o tempo e aumentar a produtividade. Aproveite este início de ano e invista em um ambiente de trabalho organizado!

Tem alguma dúvida sobre esse tema? Escreva para arquitetura@benckearquitetura.com.br. Vou adorar receber seus questionamentos e sugestões!

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X