SETEMBRO AMARELO: MÊS DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Publicado em: 08/09/2017

Estamos no mês de Setembro, o mês da Prevenção ao Suicídio, um assunto de extrema importância que deve ser discutido e refletido.

Segundo pesquisas o Brasil é considerado o país mais depressivo da América Latina e tem maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo e quase 10% da nossa população sofre de ansiedade.

Confira a pesquisa completa da OMS (Preventing Suicide: A Global Imperative) publicado no início desse ano http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/254610/1/WHO-MSD-MER-2017.2-eng.pdf?ua=1

Abaixo algumas reportagens sobre o assunto:

Este assunto é muito preocupante, visto que a cada instante perdemos uma vida. Conforme imagem abaixo e segundo dados da pesquisa da Revista Super Interessante, em torno de 1 milhão de pessoas se suicidam por ano no mundo e 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil.

Sobre este assunto:

  • O que de fato leva estas pessoas a cometerem suicídio?
  • Porque elas não buscam ajuda?

A imagem abaixo mostra, o stress como a possível doença mais comum em 2020 e o ambiente de trabalho como influência.

Há inúmeros casos de suicídio que estavam acontecendo dentro dos escritórios e que a mídia não demonstrava. E a tendência leva ao aumento dos casos de depressão em um futuro próximo.

Vale a reflexão:

  • O que podemos fazer para reverter esta situação?
  • O que as empresas podem fazer para auxiliar seus colaboradores a evitar que terminem com a própria vida?

 

 

Nós da Qualidade Corporativa Smart Workplaces, temos o propósito de fazer com que as pessoas sintam-se bem e transformem uma experiência mais saudável, com mais engajamento, motivação e produtividade, contribuindo para a sua qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho.

LEMBRE-SE: “Um pequeno gesto pode fazer a diferença, seja um sorriso, um abraço, um carinho, um elogio, uma demonstração de amor ou uma simples palavra amiga.”

Falar é a melhor solução. Pense nisso!

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Gepr.ArbeitsplatzExpertin”.

X