REGRA DE OURO DA PRODUTIVIDADE EM QUALQUER LOCAL DE TRABALHO

Publicado em: 21/12/2015

Muito já falamos sobre a influência do espaço físico na nossa satisfação e produtividade, especialmente em ambientes de trabalho. Todos os elementos do espaço tem funções específicas e quando não adequados, podem gerar desconfortos e baixar o nosso desempenho profissional.

Dessa forma, o assunto que destaco neste texto se refere a um destes elementos do ambiente: as cores. 

Falar sobre as cores, seus efeitos e significados é assunto para muitos textos, porém o que gostaria de apresentar neste momento é uma regra de ouro que vale para qualquer local de trabalho: EVITE CONTRASTES ENTRE CORES! De qualquer forma: entre paredes, entre parede e mobiliário, entre parede e vista externa.

Por mais incrível que possa parecer, nossos olhos são sensíveis a contrastes visuais, e quando ficamos por muito tempo sobre superfícies contrastantes, provocamos fadiga visual que resulta em cansaço e dores de cabeça, influenciando no nosso rendimento profissional.

Vou dar um exemplo muito comum que pode estar causando desconfortos inconscientes em muitos profissionais. Imaginem uma bancada preta, encostada em uma parede branca. As mesas de trabalho e as paredes são as maiores superfícies que enxergamos quando sentamos para trabalhar e a combinação preto x branco é a mais contrastante que existe! Imagine então a confusão visual que sofre o nosso olho tentando equilibrar o dia inteiro duas cores tão contrastantes?!

O mesmo acontece quando trabalhamos em frente a uma parede de cor escura com uma grande janela que recebe iluminação natural. Se o trabalho não for noturno, possivelmente, após o dia todo enxergando o brilho e a claridade da rua, em contraste com a cor escura da parede, sofreremos com dores de cabeça que irão prejudicar a nossa performance profissional.

São detalhes que parecem simples, mas que tem um efeito significativo sobre a nossa produtividade no local de trabalho. Busque sempre pela harmonia entre as cores e evite contrastes de qualquer tipo!

Contrastes.jpg

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X