O que é o GRUPO DE ESTUDOS DE NEUROARQUITETURA e como funciona?

Publicado em: 05/07/2018

O que é o GRUPO DE ESTUDO DE NEUROARQUITETURA e como funciona?

 

O GRUPO DE ESTUDOS DE NEUROARQUITETURA é o primeiro movimento voluntário de profissionais da Arquitetura, iniciado em 2018 no Brasil, para o desenvolvimento de um roteiro de estudo sobre Neuroarquitetura, que se divide em duas partes:

  • Teórica, através de um grupo de estudos e,
  • Prática, através de ações sociais em espaços públicos.

 

  1. Qual o objetivo do Grupo de Estudos (Parte Teórica)?

 

O objetivo é reunir pessoas interessadas em Neuroarquitetura, criando uma rede de apoio e colaboração voluntária, para com isso compartilhar e aprimorar conteúdos sobre o tema, além de desenvolver um olhar mais humano sobre os ambientes.

Este movimento também busca incentivar o desenvolvimento de pesquisas junto a Instituições de Ensino, divulgando o tema, propiciando a troca de conhecimento entre diferentes grupos e aplicabilidade do roteiro em qualquer lugar do mundo.

 

  1. Qual os objetivos das Ações Sociais (Parte Prática)?

 

As ações sociais permitirão colocar em prática e validar os conhecimentos de Neuroarquitetura, aplicando estratégias em espaços públicos, com a possibilidade de medição e registro de resultados, aplicando técnica conhecida como Design Baseado em Evidência (EBD na sigla em inglês), levando os benefícios da Neuroarquitetura à comunidade carente.

 

  1. Como funciona o roteiro de estudos?

 

O roteiro de estudos será dividido por semestre, para possibilitar a entrada de novos participantes ao longo do ano. Cada encontro terá um tema específico para ser abordado com bibliografias previamente definidas, baseada nas recomendações de leitura divulgadas no site da ANFA (Academy of Neuroscience for Architecture). Na conclusão de cada encontro, deverá ser registrado o conhecimento discutido para que possa ser compartilhado aos demais grupos de estudos. Cada encontro deverá ter um organizador voluntário que se encarregará da logística, assim como, dos registros de conhecimentos a serem compartilhados.

 

  1. Quais os resultados esperados pelo Grupo de Estudos e as Ações Sociais?

 

Aos profissionais de projetos, espera-se a aplicação de uma forma de projetar baseada em evidências neurocientíficas, estimulando um olhar mais humano sobre os ambientes e que impacte no bem estar físico e emocional dos usuários.

À comunidade espera-se permitir acesso e experiência à Neuroarquitetura, promovendo um melhor impacto dos ambientes na vida das pessoas, além de mensurar a sua influência.

 

Representação da criação de método de estudo de Neuroarquitetura:

 

Fotos de alguns encontros

 

 

Depoimentos de participantes

 

  • Depoimento de Ana Paula Guedes, Arquiteta e Urbanista, responsável pela empresa Naobra Arquitetura – Participante do Grupo de Estudos de Neuroarquitetura de Belo Horizonte/MG:

Nesse tempo tão curto e tão valioso, evoluímos também aqui no Brasil. Hoje somos vários profissionais, de diversos segmentos, interessados em entender o que é Neuroarquitetura.

Atualmente, participo de um Grupo de Estudos sobre o tema. Ainda somos poucos e sabemos que também necessitamos de investidores para que possamos contribuir com nossas pesquisas.

Ao mesmo tempo, temos nos surpreendido com o quanto a Neuroarquiteura desperta o interesse das pessoas com as quais falamos. Por isso, acreditamos que essa pequena semente que já foi plantada aqui, tem engajado cada vez mais profissionais e juntos, estaremos mais fortalecidos para imprimirmos a nossa contribuição.

  • Depoimento de Betânia Guerreiro, Arquiteta e Urbanista – Participante do Grupo de Estudos de Neuroarquitetura de Brasília/DF:

Estudar o comportamento humano, compreendendo que ocorrem processos físicos e químicos e que o meio interfere diretamente na maneira como nos desenvolvemos, é fundamental para a concepção dos espaços. O grupo de estudos de Neuroarquitetura motiva a busca constante em promover para as pessoas o melhor que a arquitetura pode proporcionar, comunicar e potencializar. Por isso, acreditamos que essa pequena semente que já foi plantada aqui, tem engajado cada vez mais profissionais e juntos, estaremos mais fortalecidos para imprimirmos a nossa contribuição.

  • Depoimento de Bia Rafaelli, Arquiteta e Urbanista – Participante do Grupo de Estudos de Neuroarquitetura de Porto Alegre/RS:

Espero que este grupo venha aprimorar a compreensão das respostas humanas ao ambiente construído, podendo assim projetar de forma mais assertiva visando a saúde e o bem estar das pessoas. Acredito que o Design Biofílico é uma das maneiras de projetar estes lugares. Muito feliz em fazer parte e poder aprofundar meus estudos nesta área!

  • Depoimento de Isabela Franco Schreiber, Arquiteta e Urbanista – Participante do Grupo de Estudos de Neuroarquitetura de Porto Alegre/RS:

Acredito que reunir este grupo multidisciplinar foi mais um importante passo  para transformar a percepção que as pessoas têm sobre os espaços e a aumentar valorização dos profissionais que tiram partido da arquitetura como ferramenta para melhorar a qualidade de vida dos usuários

  • Depoimento de Mander Damásio, Arquiteto e Urbanista – Participante do Grupo de Estudos de Neuroarquitetura de Porto Alegre/RS:

Percebi um sentimento comum no grupo: o desejo de resignificar a arquitetura que praticamos, ou, de trazer um sentido maior e mais preciso ao nosso trabalho.

  • Depoimento de Márcio Bartilotti, Arquiteto e Urbanista – Participante do Grupo de Estudos de Neuroarquitetura de Porto Alegre/RS:

É bom fazer parte do início de algo que será grande e impactará positivamente na qualidade de vida de muitos brasileiros!

 


 

A QUALIDADE CORPORATIVA Smart Workplaces foi escolhida para ter um poster apresentado na ANFA 2018 CONFERENCE, a maior Conferência de Neuroarquitetura do mundo, que acontece a cada 2 anos em San Diego na Califórnia.

Este ano a Conferência ocorrerá entre os dias 20 à 22 de setembro de 2018.

O poster falará sobre o Grupo de Estudos de Neuroarquitetura. Ele foi desenvolvido em parceria pelas arquitetas Priscilla Bencke, Yasmine Rosa, Rebeca Calheiros e Sandra de Moura!

Parabenizamos as arquitetas que se empenharam e irão apresentar o poster na ANFA 2018 CONFERENCE!

 

 

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X