Como a cultura da empresa interfere no ambiente de trabalho?

Publicado em: 25/10/2018

COMO A CULTURA DA EMPRESA INTERFERE NO AMBIENTE DE TRABALHO?

 

Reformular ambientes corporativos está sendo cada vez mais necessário nos dias de hoje. Isso se deve às mudanças no mercado de trabalho, aos novos comportamentos, novo mindset das empresas e novas formas de trabalhar. O mundo nos exige pensar diferente para acompanhar os tantos avanços tecnológicos e sociais presentes em nosso meio de convívio. Para isso precisamos repensar o funcionamento dos escritórios, e parar para analisar se a sua forma de trabalho está compatível com a cultura da sua empresa.

A cultura de uma empresa nada mais é que a identidade da organização. É o compartilhamento de princípios e criação de padrões de comportamentos baseados no que a empresa acredita ser essencial em sua conduta. Identificar a cultura se torna fundamental porque ela estabelece a forma como a empresa conduz seus valores nos aspectos financeiro (lucro), social e humano (colaboradores e clientes).

 

A cultura da empresa determina como ela se posiciona no mercado de trabalho. Se for bem definida e positiva, ela impulsiona o engajamento dos seus colaboradores, aumenta a produtividade, a qualidade da produção, o nível de satisfação e o desempenho. Podemos encontrar diversos tipos de culturas. A identidade da empresa pode ser caracterizada pelo que ela mais prioriza na sua política interna, algo que seja significativo e autêntico.

 

Além de afetar diretamente no desempenho do trabalho, uma empresa com a cultura clara e definida atrai colaboradores que se identificam e que buscam estar sempre alinhados a ela. Isso gera o benefício de contratar profissionais que amam o que fazem, que compartilham dos mesmos valores, que vestem a “camisa” da empresa e fazem dela uma organização única, forte e resiliente.

Caso o colaborador não se identifique com a cultura, ou caso a empresa não tenha uma identidade clara o bastante, ela emprega profissionais que não são compatíveis, que não conseguem se conectar entre si, que possuem princípios diferentes e consequentemente priorizam outros aspectos, gerando ausência de motivações, afetando o engajamento e diminuindo a retenção de colaboradores.

Os espaços físicos são definidos de acordo com essa cultura. A empresa deve levar sempre em consideração a dinâmica de funcionamento e a coerência com sua identidade. Com isso a arquitetura ganha propriedade para a definição de espaços que resultam de uma análise específica das necessidades dos usuários e da performance ali realizada, para então gerar ambientes que estimulam maior produtividade, funcionalidade e conexão entre os colaboradores.

Ambientes que fogem desses princípios tendem a prejudicar o funcionamento, comprometer o desenvolvimento dos colaboradores e, por conseguinte atrapalhar o crescimento da empresa.

Portanto, é imprescindível o posicionamento das organizações em relação a identificação dos seus valores culturais e a implementação desses conceitos nos ambientes de trabalho.

Sugestões de questionamentos que auxiliam sobre sua identificação de cultura:

  • Qual é a missão, valor e visão da empresa?
  • Quais são minhas prioridades como profissional?
  • Estou disposto a abrir mão de partes da minha vida pessoal pelo
    crescimento profissional?
  • O que mais priorizo em meu ambiente de trabalho?
  • Existe uma causa social maior?
  • Eu me identifico com a forma de trabalho da empresa?
  • Essa empresa me representa no mercado de trabalho?

 

 


Escrito pela integrante do SW TEAM:

 

Betânia Guerreiro, arquiteta e urbanista graduada pelo Centro Educacional de Brasília – UniCEUB. Especialista em Ambientes de Trabalho – Mensch&Buro Akademie. Experiência em Arquitetura de Interiores. Foco no estudo do comportamento humano para a criação de ambientes que proporcionam melhor qualidade de vida e bem estar aos usuários.

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

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