Qual a influência da iluminação nos ambientes de trabalho?

Publicado em: 22/11/2018

Qual a influência da iluminação nos ambientes de trabalho?

 

Com o aumento do número de horas nos ambientes de trabalho, as pessoas começaram a se preocupar mais com a arquitetura destes, atentando, em sua maioria, com a estética e no melhor aproveitamento dos espaços. Entretanto, a preocupação com o ambiente de trabalho funcional e adaptado para as necessidades e tarefas executadas por cada indivíduo são idealizadas como desnecessárias ou supérfluas, principalmente no âmbito da iluminação, na qual em sua maioria seu uso é dado apenas como estratégia de decoração e não de maneira adequada, o que afeta diretamente na produtividade e saúde dos profissionais.

 

Cansaço visual, irritação nos olhos, distúrbios emocionais e doenças de pele são alguns dos problemas causados pela má iluminação. O negligenciamento da iluminação adequada nos ambientes de trabalho pode provocar acidentes e queda no rendimento dos profissionais, o que afeta diretamente a imagem da empresa.

 

Para uma iluminação adequada é necessário compreender as necessidades e tarefas exercidas pelos usuários para obter a perfeita intensidade de luz e cor, afim de proporcionar ambientes agradáveis ao longo do dia.

Desta forma, investir na adequação da iluminação nos ambientes de trabalho é essencial para aumentar a qualidade de vida dos profissionais, além de melhorar o rendimento e a imagem da empresa.

 

Algumas dicas para obter uma boa iluminação nos ambientes de trabalho:

  • Compreenda o espaço: entenda o local em que está inserido o ambiente, identifique as características da iluminação natural no espaço e a disposição dos mobiliários para um melhor posicionamento das luminárias em relação aos planos de trabalho e melhor iluminação nestes.

 

  • Utilize iluminação natural em união à artificial: estratégia na qual proporciona maior conforto aos usuários pelo contato com a iluminação natural, e ocasiona em economia, pela redução do uso da iluminação artificial nos horários em que se pode usufruir em maior tempo da luz natural.

 

  • Mescle as cores: as luzes têm tonalidades de cores diferentes, luzes frias (brancas) são ideais para ambientes de maior concentração e luzes quentes (amarelas) para ambientes de aconchego. Porém, trabalhar com um ambiente iluminado totalmente branco durante várias horas também se torna cansativo, o ideal é mesclar pontos com temperaturas de cor quente para poder tornar os ambientes de trabalho mais confortáveis.

 

  • Procure ajuda de profissionais capacitados: é essencial buscar auxilio de profissionais capacitados para adequar melhor o espaço, junto as normas e as necessidades específicas de cada tarefa a ser executada, minimizando as possibilidades de se obter pouca ou exagerada iluminação, e também pelo auxilio de escolha da luminária adequada.

 


Escrito pela integrante do SW TEAM:

 

Isabella Branco, Arquiteta e Urbanista, graduada pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix – MG. Especialista em Ambientes de Trabalho “Gepr. ArbeitsplatzExpertin” (MBA) pela Mensch&Büro die Akademie e pós-graduanda em Sistemas Tecnológicos e Sustentabilidade aplicados ao Ambiente Construído pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua na execução de projetos arquitetônicos de construção, reforma e ambientes de trabalho do início ao fim, prezando por qualidade, funcionalidade e sustentabilidade atentando sempre as necessidades, preferências e orçamento dos clientes.

 

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X