Como envolver e manter por perto o seu consumidor?

Publicado em: 15/03/2017

*por Kiane Dornelles

No 15 de março é comemorado o Dia Mundial do Consumidor, criado para proteger e lembrar dos direitos do consumidor. As empresas de um modo geral aproveitam esta data para criar promoções e campanhas, estimulando a compra de seus produtos e serviços.

Mas para conquistar seu consumidor não deve-se pensar e criar estratégias apenas neste dia ou em outras datas comemorativas, e sim durante o ano todo, pois é de extrema importância valorizá-lo e buscar formas de fazer com que ele lembre sempre da empresa.

O primeiro passo é conhecer seu consumidor, saber do que gosta e do que não gosta, qual a opinião sobre a empresa e de seus produtos e/ou serviços, saber o que a empresa significa para ele. Aproximar-se, manter contato constantemente, ser transparente, passar uma boa imagem e mostrar que não precisa dele apenas para gerar lucros e sim que a relação entre vocês é uma troca, onde ambos os lados ganham, criando um laço de parceria.

 

Assim a empresa receberá um feed back mais rápido, pois ouvirá seu consumidor e conseguirá direcionar seu trabalho a ele, melhorando no atendimento e em tudo que há de errado, além de fortalecer ainda mais as atitudes corretas.

Manter o contato seguido pode trazer este e outros benefícios, como:

  • REDUZIR OS RISCOS DE ERRO
  • DIMINUIR A PERDA DE CLIENTES À CONCORRÊNCIA
  • MELHOR ACEITAÇÃO DO SEU PRODUTO/SERVIÇO
  • TRAZER RESULTADOS POSITIVOS À EMPRESA
  • MAIOR INTERAÇÃO COM O CONSUMIDOR

 

Mostre que se importa com ele, esteja sempre próximo, ligue quando que necessário e se possível convidando-o para visitar a empresa. Faça serviços proativos, dos quais são iniciados antes de o cliente tomar qualquer iniciativa, agilizando o processo e diminuindo o tempo de espera.

Algumas ações simples envolvem e fidelizam o consumidor, como:

  • Enviar cartões/emails de boas-vindas e pelo tempo que é cliente da empresa;
  • Parabenizar pelo aniversário, com uma lembrancinha ou um cartão entregue em mãos, uma mensagem através do telefone, email ou rede social;
  • Retornar sempre as ligações e emails, o mais breve possível, não deixando-o esperar por muito tempo;
  • Oferecer brindes por recomendações da empresa;
  • Criar eventos ou campanhas em datas especiais que faça-o participar;
  • E o mais importante sempre AGRADEÇA pela escolha;

 

Envolver o consumidor com a empresa e mantê-lo por perto, pode ajudar e muito no seu negócio.           Pense nisto!


Este texto foi escrito Kiane Dornelles, assistente administrativa da BENCKE ARQUITETURA E CONSTRUÇÕES, estudante de Administração de Empresas.

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

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