DESCONFORTOS FÍSICOS TAMBÉM GERAM STRESS: Dicas de ergonomia para aumentar o bem estar no trabalho

Publicado em: 06/04/2016

Considerado um dos maiores males da atualidade, o stress vem crescendo cada vez mais entre profissionais das mais diversas atividades. A instabilidade econômica em um momento de crise do pais agrava ainda mais a situação e pesquisas já mostram que em até 2030, o stress poderá ser considerado a doença mais comum em todo o mundo.

Uma pesquisa entre a Harvard Business School e a Universidade de Stanford relatou que o stress provocado pelo trabalho é tão ou mais prejudicial, do que o fumo inalado quando se está junto de algum fumante. Em termos prejudiciais, vale lembrar que estão englobados, desde o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, visto que o estado de exaustão libera hormônios aceleradores da frequência cardíaca, além de diabetes e também do desenvolvimento de doenças como o câncer.

Entre tantas preocupações sobre a saúde física e mental dos profissionais, muitos conselhos têm sido oferecidos para evitar ou, pelo menos, auxiliar no gerenciamento do stress. Neste texto, propomos ampliar o olhar sobre ambiente de trabalho, investigando as influências dos espaços físicos na contribuição da sensação de bem estar.

Sabemos que um ambiente projetado de forma inadequada pode ser o responsável por desconfortos físicos, provocando irritabilidade e podendo contribuir para uma situação de stress. Então, reunimos abaixo algumas sugestões de ergonomia para adequar o seu local de trabalho e melhorar a sensação de bem estar:

  • Invista em uma cadeira de trabalho adequada. Para quem trabalha muitas horas sentado é essencial ter uma cadeira que possibilite trabalhar com uma postura adequada para evitar qualquer desgaste físico. Atente para que tenha pelo menos 3 funções:
    • Regulagem de altura do assento;
    • Regulagem de altura do braço;
    • Apoio para a lombar no encosto.
  • Crie hábitos para não permanecer tanto tempo sentado. Pratique o ideal: para cada 30 minutos sentados, 5 minutos em pé.
  • Posicione o monitor do computador corretamente. Não tem nada pior do que ficar forçando os olhos por causa de reflexos da iluminação no monitor e ficar com dores no pescoço por estar com o monitor mal posicionado. Siga as seguintes recomendações:
    • LINHA DE VISÃO AO MONITOR PARALELA À JANELA: Evite trabalhar com o monitor na frente ou de costas para uma janela. O reflexo da iluminação natural, nestas posições, causa desconfortos e fadiga visual. O ideal é que a linha de visão entre os olhos e o monitor seja paralelo à janela.
    • MONITOR EM DISTÂNCIA ADEQUADA AOS OLHOS: A distância entre o monitor e os olhos é definida pelo tamanho da tela e a necessidade de precisão da atividade a ser executada. Normalmente as distâncias indicadas são:
      • 15 polegadas = 60cm
      • 17 polegadas = 70cm
      • 19 polegadas = 80cm
      • 22 polegadas = 90cm
    • PARTE SUPERIOR DO MONITOR NA ALTURA DOS OLHOS: O monitor deve ser posicionado diretamente em frente ao usuário em altura que evite qualquer tipo de esforço do pescoço. De forma prática, podemos adotar a seguinte regra: a parte superior do monitor deve estar no alinhamento dos olhos ou logo abaixo deles.
    • NOTEBOOK COM SUPORTE, TECLADO E MOUSE EXTERNO: Para quem trabalha com notebook durante muitas horas do dia, a orientação é utilizá-lo somente como monitor, seguindo as mesmas orientações de posição e distância dos olhos. Para isso é necessário utilizar um suporte para notebook e adicionar um teclado e mouse externo.

_______

Fonte da imagem: www.e-konomista.com.br

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X