Conheça o escritório com cara de CASA!

Publicado em: 28/06/2017

*Texto publicado na Revista Bendita Ed. 20
Coluna Work Decor – Arqª Priscilla Bencke

 

Mudamos muito a forma como trabalhamos nesses últimos anos e pensar na configuração dos escritórios de antigamente, com ambientes escuros e fechados, já não agrada mais boa parte dos profissionais. A preferência agora é por um projeto arquitetônico mais informal e com o aconchego como se estivéssemos em casa. Afinal, já que hoje em dia passamos mais horas no trabalho do que em nossas moradias, que seja um local confortável e agradável!

Por outro lado, ambientes de trabalho também devem cumprir com sua principal função: estimular a produtividade. É ai que surge o desafio do escritório contemporâneo: oferecer um local de trabalho adequadamente projetado, mas que ainda assim seja um ambiente acolhedor e descontraído onde todos se sintam bem!

A boa notícia é que, com estratégias bem simples, é possível unir estilos e criar ambientes de ótima qualidade. Para exemplificar, abrimos as portas de um dos nossos escritórios, recentemente reformado. O prédio dos anos 70 onde nos instalamos, ainda lembra as memórias das antigas habitações de nossa cidade e foi ali que transformamos um apartamento de 1 dormitório em nosso escritório de arquitetura com 5 estações de trabalho, sala de reuniões e áreas de apoio.

Nos desafiamos, como especialistas em projetos para locais de trabalho, a fazer um estudo estratégico, adequando todas as questões de ergonomia, acústica, iluminação, cores e outros elementos do espaço, mas que ainda assim trouxesse o conforto e a memória da atividade residencial antes ali existente. Optamos por restaurar o antigo piso de parquet, original da construção, e transformamos o terraço existente em uma área de convivência e refúgio do caos urbano. Aproveitamos as generosas dimensões dos cômodos, para propor novas compartimentações e otimizar ainda mais o espaço para o seu novo uso.

Um projeto estratégico não significa luxo nem altos investimentos. Com simples adequações, é possível transformar os espaços em poderosas ferramentas para a qualidade de vida e produtividade. O resultado dessa reforma medimos na forma como trabalhamos hoje: Produzimos mais e muito melhor!

 

 

Produtividade através de mobiliário adequado

 

Todas as estações de trabalho foram corretamente projetadas para que atendessem as questões de ergonomia, garantindo o bem estar aos profissionais. Por isso decidimos investir em mesas e cadeiras de qualidade e que estivessem de acordo com as normas vigentes.

 

 

Detalhes personalizam e fazem a diferença

 

Ambientes de apoio, como lavabo e copa, são ótimas oportunidades para incluir detalhes que personalizam os ambientes. Pequenas gravuras com frases sobre arquitetura ganharam molduras e marcam a presença em nosso lavabo.

 

 

Área verde para qualidade de vida

Estudos comprovam a influência da vegetação na produtividade, criatividade e sensação de bem estar. Por isso, aproveitamos o terraço existente para transformá-lo em um espaço multiuso, cercado pelo verde, cenário ideal para confraternizações, relaxamento e área de trabalho ao ar livre.

 

 

 Reuniões mais eficientes

 

Aqui a ideia foi investir em conforto e praticidade para reuniões! Uma das paredes se transformou em lousa preta para anotações, e do outro lado criamos uma biblioteca. Investimos no aconchego do ambiente através da iluminação difusa além da vista para o terraço, que garante iluminação e ventilação natural.

 

 

 


FICHA TÉCNICA

Projeto Arquitetônico: BENCKE ARQUITETURAQUALIDADE CORPORATIVA: Smart Workplaces

Execução da Obra: BENCKE CONSTRUÇÕES LTDA

Local: Porto Alegre/RS

Período: 11/2015

Área Total: 75m²

Mobiliário: Bortolini Mobiliário Corporativo │Interstuhl

Iluminação: Luxion Iluminação

Fotos dos Ambientes: Lisa Roos Fotografia

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X