Sente direito: 6 passos para aproveitar os recursos da sua cadeira.

Publicado em: 10/02/2015

Em um ambiente de trabalho a cadeira tem um papel fundamental no bem estar do usuário. Costumo dizer que a cadeira deve ser o nosso melhor amigo, é ela que vai nos sustentar e nos acolher durante o dia todo de trabalho.

Por isso, optar por modelos que regulam alturas e demais sistemas de personalização, é um investimento que retorna na qualidade de sua saúde. Quanto mais conseguirmos adaptar a cadeira às nossas proporções físicas, mais funcional ela será.

Escolhida a cadeira ideal, cabe ao usuário utilizá-la da maneira mais correta possível. Segue abaixo um passo a passo, com algumas considerações que achamos importante salientar:

1) Esqueça a mesa por enquanto, vamos nos concentrar em adaptar a cadeira à sua proporção física. Puxe-a para o lado e sente-se.

2) Nada de sentar na pontinha do assento. Procure se acomodar o mais recuado possível na cadeira.

GesundesSitzen - Cópia (2)

3) Sinta que a sua lombar deve estar apoiada no encosto. Algumas cadeiras também regulam o encosto, aí fica ainda mais prático para aproximar da lombar.

GesundesSitzen - Cópia (4)

4) Regule a altura da cadeira, de forma que seus pés fiquem totalmente apoiados no chão. Os seus joelhos devem formar um ângulo de 90 graus ou um pouco maior.

GesundesSitzen - Cópia (3)

5) Regule a altura dos braços, de forma que fiquem em um ângulo de 90 graus.

GesundesSitzen - Cópia

6) Com a cadeira já ajustada, agora sim, arraste-a até a sua mesa de trabalho e observe como ficou. Normalmente mulheres e pessoas mais baixas precisam mexer novamente na altura da cadeira, pois a mesa acaba ficando muito alta. Neste caso, para mantermos o ângulo de 90 graus do joelho, precisamos colocar um apoio de pés. Pode ser qualquer modelo simples ou, provisoriamente, coloque uma caixa de sapatos para experimentar como fica.

Exemplo de apoio para os pés:

images (1)

Em um projeto corporativo personalizado, quando existe a possibilidade de utilizar marcenaria sob medida, é interessante fazer essa análise das proporções físicas do usuário na cadeira, para avaliar a altura ideal da mesa. Cada pessoa tem uma altura de mesa específica.

Na Europa é muito comum as mesas também regularem sua altura, seja manual ou automática, como no modelo “Stir” que citamos na reportagem anterior: https://qualidadecorporativa.wordpress.com/2015/02/04/trabalhar-em-pe-sim-e-e-importante-para-a-nossa-saude/

stir

De qualquer forma, uma boa cadeira, mesmo com apoio para pés, sendo utilizada de forma correta, já ajuda muito para criar um ambiente de trabalho mais saudável.

Fonte imagem mesa Stir: http://gigold.me/weblog/stir-der-intelligente-tisch-der-dich-fit-halten-will/
Fonte imagem apoio pés: http://digitador.com.br/shop/apoio-para-os-pes/apoio-para-os-pes-com-regulagem-de-altura-com-tampo-abs-ap-436/
Fonte imagens postura: http://www.roemer-roemer.de/aktuelles/aktuelles-newsdetails/artikel/ergonomie-am-arbeitsplatz.html?cHash=931df22ddcbc8d7aaabe6f2677e9be6e

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X