Qual o modelo ideal de um ambiente de trabalho saudável?

Publicado em: 30/03/2015

Já sabemos que profissionais saudáveis contribuem com a produtividade das empresas, conforme apresentado anteriormente no post PROFISSIONAIS SAUDÁVEIS, EMPRESAS PRODUTIVAS. Por isso, buscamos definições mais concretas para expor o que seria um modelo ideal de ambiente adequado, capaz de influenciar a saúde dos colaboradores.

Modelo de Ambiente Saudável

A Organização Mundial da Saúde dimensiona a saúde, o bem-estar e a segurança no trabalho como aspectos de fundamental importância na produtividade, competitividade e sustentabilidade das organizações. Segundo a OMS o modelo de um ambiente de trabalho saudável é alcançado a partir das seguintes esferas: ambiente psicossocial de trabalho, recursos pessoais em saúde, envolvimento da empresa, e finalmente, AMBIENTE FÍSICO DE TRABALHO. Este último se refere às condições relacionadas à segurança do profissional no espaço físico onde está inserido, minimizando os riscos ocupacionais específicos. A empresa que reúne os benefícios destas áreas, evita afastamentos de profissionais, minimiza os custos com a saúde e os custos associados com a alta rotatividade, e aumenta a produtividade em longo prazo bem como a qualidade dos produtos e serviços.

E como transformo o ambiente físico de minha empresa em um local saudável que influencie no bem estar dos colaboradores? 

Para começar, sugiro verificar se todas as normas vigentes estão sendo atendidas. Poucos sabem, mas existem NBRs específicas para mobiliário, questões ergonômicas, acessibilidade, acústica, iluminação,… O auxílio de profissionais qualificados é importante para essa adequação.

Após o atendimento das questões técnicas, vale a pena entender quais são as expectativas da sua equipe em relação ao ambiente físico. Envolver as pessoas da empresa em um movimento colaborativo para transformar o ambiente em um local mais saudável facilita a aceitação e a manutenção do local após a mudança. Ações que envolvem a equipe, como por exemplo, criar um jardim e propor o revezamento para a rega das novas folhagens, pode contribuir para o engajamento da equipe, integração social, postura sustentável e sensação de bem estar.
Fonte da imagem de destaque: http://www.smple.co/wp-content/uploads/2015/03/google-office-interior-design-ideas-1-on-interior-design-ideas.jpg

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X