A IMPORTÂNCIA DE ENTENDER QUE POR TRÁS DE CNJPs, EXISTEM CPFs

Publicado em: 12/10/2016

Muito já se fala que por trás de qualquer CNPJ, temos diversos RGs e CPFs.

Quando nos damos conta de que são as pessoas que compõe as empresas, percebemos a necessidade de uma visão mais humana para melhorar os ambientes corporativos.

Mas como entender a complexidade do ser humano para poder criar um ambiente de trabalho mais saudável?

 

Na conversa dessa semana, apresentamos a Administradora de Empresas e Especialista em Gestão de Pessoas, ELIANE DAVILA DOS SANTOS, também doutoranda e mestre em Processos e Manifestações Culturais, com mais de 20 anos de experiência no meio corporativo de instituições financeiras.

Eliane conta com uma rica bagagem de estudos relacionados às relações humanas: está afiliada à linha de pesquisa de Linguagens e Processos Comunicacionais que focaliza o processo de comunicação e sua institucionalização sob o ângulo da cultura e de suas manifestações e, desde 2016, é integrante do projeto de pesquisa Cultura, Comunicação e Trabalho: práticas linguageiras e a construção do sujeito e da identidade em situação de trabalho, com o objetivo de abordar a atividade laboral mediante interface entre as noções de cultura, de comunicação e de linguagem e trabalho.

Confira nossa entrevista abaixo e não perca o nosso próximo Webnar no dia 17/10/2016, às 19h, com a participação especial da Eliane Davila (veja mais detalhes logo abaixo da entrevista).

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  1. Conte um pouco sobre sua formação e decisão de seguir com seus estudos relacionados com o desenvolvimento humano.

Minha formação iniciou com a graduação em Administração de Empresas. Naquele tempo, já havia iniciado minha carreira no mercado financeiro e trabalhava com muitas pessoas, pois era da área comercial de um banco. Percebi que tudo acontecia, nas organizações, por meio de pessoas. Com a possibilidade de exercer cargos gerenciais, fiz uma especialização em gestão de pessoas e outra em gestão de serviços. Em minha vida mercadológica, trabalhei com diversos líderes e sempre gostei de trabalhar em equipe. Os resultados alcançados no meu trabalho vinham da minha dedicação e do esforço da equipe que trabalhava comigo. Com a iniciação do mestrado interdisciplinar, em 2013, entrei em contado com diversas correntes de pensamento que colocam o ser humano como protagonista das relações socioprofissionais. Ao continuar os estudos no doutorado em Processos e Manifestações Culturais, no início deste ano, meus pressupostos partem de que os discursos comunicacionais, no contexto organizacional, são processos complexos de produção de sentidos construídos a partir de um sistema ideológico e cultural, elaborados por meio de cenografias, em que o sujeito constrói sua identidade mediante interações com o outro. Essa pressuposição leva a discussões para melhor entender o ser humano na contemporaneidade, ou seja, um sujeito capaz de gerir sua atividade e agregar valor à organização.


 

  1. De uma forma breve, qual o significado de “Ergologia”?

A Ergologia, em sua essência, propõe estudos para melhor compreender o que vivem as pessoas em contextos laborais reais e, principalmente, interagir nos ambientes de trabalho para transformá-los e aperfeiçoá-los. A Ergologia objetiva dar voz às pessoas que realizam uma determinada atividade para que exponham sua realidade. É uma abordagem pluridisciplinar que vislumbra considerar a complexidade da atividade humana e produzir conhecimentos sobre as pessoas em situações de trabalho. A Ergologia surgiu na França, na Universidade de Provence, e seu relevante teórico é o professor Yves Schwarz.


 

  1. A partir das suas experiências profissionais, qual sua opinião sobre o impacto do ambiente no clima organizacional das empresas?

Partindo do pressuposto de que o trabalho é uma atividade indispensável e que, nele, o ser humano se desenvolve e constrói seus objetivos de vida, o ambiente de trabalho possui um impacto muito importante para o bem estar e o desenvolvimento pessoal de cada um, além de contribuir para os resultados da empresa. Uma organização que tenha um ambiente adequado e harmônico de trabalho colabora para que seus empregados tenham satisfação em estar ali. Em minha trajetória profissional, trabalhei em vários ambientes e é fato que minha criatividade e minha performance foram impactadas pelos ambientes por onde passei. Um bom ambiente físico de trabalho permite que se construam boas relações em equipe, auxiliando no desenvolvimento das habilidades do ser humano, na autonomia de suas atividades e colabora para a construção de um trabalho mais humanizado e construtivo.


 

[CONVITE] WEBNAR: “A RELAÇÃO HUMANA COM OS AMBIENTES DE TRABALHO: Conceitos de Ergologia” – DIA 17/10 (seg), das 19h às 20h 

 
A proposta para esse webnar é simplificar a complexidade do ser humano no meio corporativo, abordando conceitos das múltiplas disciplinas que compõe o campo da Ergologia.
O objetivo final é transformar a teoria na prática, identificando ações que, facilmente, podem ser aplicadas nas empresas para melhorar o clima organizacional.

ABORDAGENS:

  • A Relação Humana com os Ambientes de Trabalho
  • Conceitos de Ergologia
  • Ergologia na Prática – O ideal para um ambiente de trabalho

 

PÚBLICO: Arquitetos, Designers, Projetistas, profissionais de RH, Facilities, Lideranças e demais profissionais que se relacionam com ambientes de trabalho.

INSCRIÇÕES GRATUITAS: bit.ly/swtalkswebnarIII

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Fonte da imagem da capa: http://atitudeenegocios.com/contratacao-funcionario/

 

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

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