Levando o escritório para a praia!

Publicado em: 13/02/2015

Como já dizia a letra da música de Charlie Brown Jr., “Meu escritório é na praia. Eu tô sempre na área…”, coisa boa aproveitar o verão para tirar alguns dias na praia, mesmo que seja levando parte do escritório. Essa é a realidade de muitos profissionais e pode ser possível, observando alguns cuidados. Segue abaixo 7 questões que achamos importante salientar, para garantir a eficiência do trabalho, mesmo longe do escritório.

1) ORGANIZE-SE COM ANTECEDÊNCIA
Para mantermos a continuidade do trabalho na praia, precisamos, previamente, nos organizar para evitar qualquer perturbação. Faça uma lista com as atividades que deverão ser cumpridas, seus prazos e os materiais que serão necessários para a sua realização. Aproveite os dias antes da viagem para salvar os arquivos de trabalho em seu notebook, fazer cópias dos documentos necessários, assim como, anotar os contatos das pessoas com quem precisará se comunicar.

2) EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS
Cada atividade exige equipamentos específicos, mas de maneira geral, citamos o notebook, com a possibilidade de conexão de internet, como essencial para o trabalho corporativo. Mouse, mousepad e teclado externo são acessórios que influenciam no conforto, por isso vale a pena levá-los. Adaptadores e réguas de tomadas garantem a distribuição de energia para vários equipamentos. Pen drives e HD externo auxiliam no transporte de arquivos eletrônicos. Alguns papéis e um conjunto de caneta, lápis e borracha são sempre úteis para anotações rápidas.

3) ENCONTRE O ESPAÇO IDEAL
Nada de querer trabalhar na cama ou no sofá. Mesmo fora do escritório, precisamos encontrar um espaço adequado para trabalharmos. Muitas vezes uma pequena mesa e uma cadeira confortável podem ser suficientes para alguns dias de trabalho. Considere um espaço livre para a cadeira e a sua movimentação de, aproximadamente, 90 cm. Também é interessante ter uma tomada próxima ao local, como fonte de energia para o notebook e algum outro equipamento.

4) MANTENHA SEU CONFORTO
Observe algumas questões de ergonomia para contribuir no conforto de seu ambiente de trabalho. Procure manter uma distância de, aproximadamente, 60 cm do monitor. Utilize mouse e teclado externo. Posicione-se, confortavelmente, na cadeira de forma que seus joelhos formem 90 graus e observe para que a altura da mesa seja confortável com a sua proporção física.

5) APROVEITE A PRESENÇA DA NATUREZA
A presença da natureza pode nos trazer muitos benefícios para o trabalho. Procure posicionar sua mesa de forma que permita a visualização da praia ou do jardim. Aproveite a iluminação natural e a brisa do exterior. Se não for possível nenhuma destas atitudes, traga um vaso com uma plantinha para próximo da sua mesa.

6) EVITE DISTRAÇÕES E COMUNIQUE QUE ESTÁ TRABALHANDO
Quando estamos trabalhando fora de nosso escritório, o risco de nos tentarmos com convites inesperados pode ser frequente. As pessoas não tem como imaginar as nossas intenções se não comunicarmos a elas. Exponha, à sua família e amigos, em quais horários você estará ocupado com as suas atividades profissionais e em quais momentos estará livre para outras programações.

7) PERMITA-SE
Permita-se curtir, afinal você está na praia! Fazer algumas pausas de relaxamento, colocar os pés na areia, sentar-se no sol, tomar um banho de mar, e muitos outros momentos de prazer, podem contribuir para a sua motivação. Aproveite este momento!

Fonte imagem destaque: http://www.pivotalpod.com/do-you-really-have-an-office-in-rio/

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X