ESPECIALIZAÇÃO COMO FORMA DE SE DIFERENCIAR NO MERCADO

Publicado em: 28/09/2016

Muito profissionais tem dúvidas sobre se especializar em alguma área específica da profissão. Alguns acham arriscado, outros não sabem para qual caminho seguir e acabam optando por continuar na zona de conforto, fazendo de tudo um pouco.

Porém, para se diferenciar no mercado, principalmente em um momento de instabilidade econômica, é preciso se tornar uma referência, para poder ser lembrado pelos clientes com mais facilidade. Por isso, se não optar por algum nicho específico, fica muito difícil ter braço para conseguir destaque em várias áreas ao mesmo tempo!

Para introduzir este assunto, nessa semana conversamos com o arquiteto Francisco Maraschim Zancan, um dos criadores do Empreendedorismo para Arquitetos, iniciativa que promove conteúdos para arquitetos empreendedores. Confira abaixo um pouco mais sobre o trabalho do arqº Francisco e da sua opinião sobre a especialização de arquitetos:

160928_entrevista

  1. Conte um pouco sobre sua formação e como surgiu a ideia do Empreendedorismo para Arquitetos.

O Empreendedorismo para Arquitetos surgiu de uma conversa de bar. Fui em um evento chamado Nunca Empreendi Bebendo Leite, e lá conheci alguns outros empreendedores que tinham algumas ideias, e uma delas era algo que ajudasse arquitetos no mercado (a namorada de um deles era arquiteta). Eu comentei, no momento, que também tinha já a ideia de montar cursos de marketing para arquitetos. Nos dois meses seguintes montamos um formato de workshops, e conseguimos um espaço para ministrar as primeiras turmas.

Saiba mais: Empreendedorismo para Arquitetos
www.empreendedorismoparaarquitetos.com

1459667_207040526320747_5842585790981369869_n


 

  1. Qual a importância de se especializar em uma área específica do mercado?

Facilita muito a vida. Focar em um mercado restrito facilita, não só a prospecção de clientes mas também a possibilidade de se aumentar os honorários por projetos. Uma pessoa que faz tudo, não faz nada, e essa máximo eu creio que seja bem aplicada. Focar um nicho específico deixa nossos projetos melhores, nos aumenta a possibilidade de indicações e facilita no posicionamento da marca, em uma proposta de valor mais clara e na prospecção de clientes.


 

  1. Na sua opinião, como você vê o mercado para o nicho da Arquitetura Corporativa?

Acho que é um mercado com bastante espaço. O Brasil é um país com uma economia em amadurecimento. Com isso, empresas ainda tem muito “chão” para crescer. As marcas ainda tem muito espaço para se desenvolver. A maioria de nossas empresas não possui um espaço de trabalho adequado. Mesmo as grandes corporações. Desenvolver uma arquitetura que torne os ambientes de trabalho melhores faz as empresas produzirem mais, e os funcionários mais satisfeitos, melhora na captação e na retenção de talentos. Creio que não é muito explorada, principalmente no marcado aqui do sul do país. E no caso estou falando de pequenos negócios, aquelas pessoas mais carentes por este tipo de profissional. Acho que é um mercado promissor.

 


 

Essa conversa com o arqº Francisco nos lembrou o quanto notamos a diferença de posicionamento no mercado após nos especializarmos com a QUALIDADE CORPORATIVA Smart Workplaces. De fato não foi uma decisão fácil para escolher a área certa que queríamos trabalhar, além de, obviamente, ser um risco ao optar pela atuação em um único mercado. Mas os resultamos positivos nos levam a acreditar que estamos no caminho certo! Além de projetarmos com mais prazer, o resultado são projetos muito mais detalhados e personalizados. É isso que faz a diferença na percepção dos nossos clientes.

Para quem tiver interesse em saber mais sobre como descobrir seu nicho e quais opções existem na área de projetos, convidamos para um bate papo, ao vivo, na próxima segunda feira (03/10) com o arqº Francisco Zancan e a arqª Priscilla Bencke, idealizadora no nosso conceito QUALIDADE CORPORATIVA Smart Workplaces.

A proposta neste webnar é abordar algumas questões de empreendedorismo, voltado para arquitetos, decoradores e designers, mostrando os benefícios de se focar em um nicho de mercado. Serão apresentadas opções de áreas para se trabalhar, além sugestões sobre como escolher qual caminho seguir.

Clique aqui para se inscrever gratuitamente!
Mais informações: https://www.facebook.com/events/206497003103741/

160928_webnar-i_arte_web

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X