ESPAÇO DE TRABALHO PARA LEIGOS: Como usei o Smart Workplaces para ter um Coworking de sucesso

Publicado em: 03/05/2017

*por Théo Venturelli

Desde quando iniciei o projeto do Coworking Town no Rio de Janeiro tenho estudado muito todos os aspectos que envolvem a elaboração do escritório. Meu negócio é vender espaços de trabalho, então é primordial que o ambiente seja confortável, funcional, ergonômico e que estimule a produtividade. Imagine o quão desastroso seria uma pessoa trabalhar em um ambiente barulhento, com pouca luz e apertado? Ninguém iria pagar por isso e o negócio seria um desastre!

Apesar da minha experiência na construção de escritórios (sou engenheiro civil), não tenho grandes conhecimentos em arquitetura e sem recursos para investir na contração de um profissional ou empresa de arquitetura tive que buscar por conta própria esses conhecimentos. Procurando na internet encontrei o blog Qualidade Corporativa: Smart Workplaces e devido à relevância do conteúdo acabei lendo todos os posts, e-books, vi os vídeos e ainda conversei com a Priscilla por e-mail durante o processo.

As dicas foram tão valiosas que alguns meses depois o Coworking Town está decolando e ainda nos tornamos parceiros de negócios do SW. Nesse artigo vou compartilhar um pouco dessa minha experiência e as dicas mais importantes que se tornaram um diferencial de sucesso para o meu negócio.

 

Dimensões das mesas e ambientes

 

Comecei o desenvolvimento do projeto pela dimensão das mesas. Esse era um ponto crucial que refletiria na viabilidade do meu negócio. Quanto mais pessoas pudessem trabalhar no espaço melhor, pois geraria mais receita, mas sem deixar de lado o conforto e a qualidade. Existe no blog uma publicação específica sobre esse tema que fala não só da mesa, mas também das distâncias entre as pessoas. Sugiro também a leitura do posts sobre distância para telas de computador, qualidade do local de trabalho, altura de mesas e cadeiras e dicas de trabalho mais saudável.

 

Disposição do ambiente

 

Tão importante quando a dimensão das mesas e áreas de circulação é saber onde posicionar cada local dentro do ambiente. Fatores como iluminação natural e o correto posicionamento das mesas em relação às janelas, por exemplo, influenciam muito na qualidade dos espaços de trabalho. Além disso, é importante ter áreas de descompressão e se possível de refeições que são fundamentais para proporcionar o bem estar. Distribuir bem tudo isso da maneira correta aumenta a produtividade e no Coworking Town resultou em uma percepção de valor ainda maior para os meus clientes. Afinal eles não estão somente reduzindo custos, mas também produzindo mais.

 

Acústica

 

Já falei mais acima da preocupação com a acústica. Coworking é um espaço em sua grande parte aberto e mal planejado se tornaria um caos. Tomei uma enorme precaução com isso na disposição dos ambientes de forma a colocar os espaços de trabalho distantes e isolados dos locais mais barulhentos como a sala de reunião, o espaço para refeições e a recepção. Foram colocadas também divisórias nas mesas compartilhadas e aproveitado o formato em colmeia da laje para criar um elemento de decoração e absorção dos ruídos.

 

Iluminação

 

Existem grandes janelas ao longo de todo o escritório que contribuem para ter bastante iluminação natural aliada às persianas para controlar a incidência da luz ao longo do dia. Foram usadas divisórias de vidro em vários lugares que funcionam como barreira acústica sem impedir a passagem da luminosidade também. As luminárias de led branca foram posicionas sobre todas as mesas fazendo uma iluminação direta e proporcionando concentração e foco. Nos demais ambientes foram usadas luminárias com luzes mais fracas e com efeito decorativo.

 

Decoração

 

A decoração de um ambiente de trabalho não é uma questão puramente estética. Cores, objetos e vegetação estão diretamente ligados à sensação de bem estar e aumento da criatividade. O blog foca muito nisso e são diversas as publicações abordando esses assuntos, dentre elas recomendo a leitura dos posts sobre cores e contrastes visuais. Por aqui foram aplicados o cinza e branco nas paredes para dar amplitude ao espaço com alguns elementos em laranja que estimulam a criatividade, comunicação e dão energia. Existem ainda objetos de decoração feitos por nós mesmos do Coworking Town e pequenos vasinhos de plantas espalhados pelo escritório que ajudam a dar vida e humanizar o ambiente.

 

É possível melhorar a qualidade dos espaços de trabalho investindo pouco

 

Como falei ao longo desse texto, sou (ou era) leigo no assunto. Não sou arquiteto e muito menos especialista em ambientes de trabalho. A partir de uma necessidade fui buscar os conhecimentos que precisava e foi uma grata surpresa encontrar um blog com conteúdo tão rico, todo em português e adaptado à nossa realidade. Coloquei links ao longo de todo o texto para alguns posts que usei como referência e recomendo para você que está lendo explorar mais a fundo todo esse conteúdo e os participar dos diversos eventos que são realizados.

A Priscilla faz um trabalho incrível nessa área e assim como tem me ajudado pode te ajudar também. Meu negócio é vender os espaços de trabalho, mas quem não quer ser mais produtivo, feliz e saudável no seu dia a dia? Os conteúdos são muito objetivos e possuem dicas simples e valiosas para você aplicar na sua rotina de trabalho e na sua empresa também!

Eu já assino a newsletter do Qualidade Corporativa: Smart Workplaces para receber todas as dicas e transformar meu espaço de trabalho. Não deixei de assinar e acompanhar também pelas redes sociais facebook, instagram, youtube e linkedin.

Confira na imagem abaixo, como ficou o Coworking Town com as dicas utilizadas:

 


 

Théo Venturelli, Fundador e Co-CEO do Coworking Town no Rio de Janeiro. Apaixonado por empreendedorismo, é formado em Engenheira Civil pela UFRJ/08 com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV/13.

Sobre a Empresa: Aberto ao público em novembro de 2016 o Coworking Town oferece soluções variadas de escritório para empreendedores como estações de trabalho compartilhadas e individuais, salas privativas, sala de reunião e serviços virtuais.

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

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