Entenda a importância da ergonomia e legislação trabalhista em ambientes de trabalho

Publicado em: 23/08/2018

 

Entenda a importância da ergonomia e legislação trabalhista em ambientes de trabalho

Arquiteta explica como investir na saúde e segurança do trabalhador para evitar processos judiciais em ações trabalhistas

 

Investir em ambientes inteligentes (smart workplaces) é melhorar diretamente o desempenho dos colaboradores e, consequentemente, a produtividade da equipe. A ergonomia, por exemplo, defende e valoriza o trabalho por meio de regras que asseguram o pleno desenvolvimento humano no ambiente profissional.

Segundo a arquiteta especialista em ambiente de trabalho da Qualidade Corporativa, Priscilla Bencke, a principal função da ergonomia é garantir saúde e segurança no trabalho. “A partir desse conceito, são definidos uma série de questões do ambiente corporativo que garantem que o colaborador daquela empresa trabalhe de forma saudável, prevenindo possíveis doenças”, salienta a especialista.

 

Principais itens que compõem a ergonomia

No Brasil, há a NR-17, que é uma norma regulamentadora que trata exclusivamente sobre ergonomia. Ela foi publicada pelo Ministério do Trabalho e do Emprego e tem como principal objetivo estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

A NR-17 ressalta que algumas das principais doenças desenvolvidas pelas pessoas decorrem de situações como trabalhar em pé por muito tempo durante a jornada, fazer esforços repetitivos, levantamento de cargas e monotonia. Além da saúde do trabalhador, o empregador deve estar consciente de que o desconforto do trabalho pode gerar baixa produtividade para as empresas e processos trabalhistas pelo desrespeito à saúde do colaborador.

De acordo com Priscilla Bencke, a NR-17 conta com quatro elementos considerados principais, entre eles: características do mobiliário, iluminação cumprindo as NBRs (Normas Brasileiras), padrão de acústica e, por fim, a climatização que vai definir a temperatura e umidade do ar a serem seguidos.

Desta forma, investir na ação preventiva, em função das normas, evita afastamentos por questões de saúde, o que, automaticamente, auxilia na redução de custos para a empresa. Também evita possíveis processos judiciais em ações trabalhistas. “Se uma pessoa é demitida por algum motivo e procura um advogado para ação trabalhista pode acabar ganhando, pois são poucos os escritórios que cumprem a legislação. Sendo assim, as normas são muito favoráveis ao colaborador”, complementa Priscilla.

Os profissionais precisam ser saudáveis emocional, psicológica e fisicamente. Os ambientes precisam ser projetados de forma aconchegante e há muitas alternativas para isso. O valor para isso é acessível e envolve investir, por exemplo, no uso estratégico das cores, em elementos naturais, nos suportes, entre outras opções. “Um colaborador que tem e absorve os recursos necessários para a sua saúde e bem-estar, vai se sentir muito mais motivado para produzir, ou seja, nesse caso a empresa sai ‘ganhando’ por investir naquele funcionário”, enfatiza Michelle Souza.

 

Mais sobre Priscilla Bencke

 

Especialista em projetos para Ambientes de Trabalho, consultora internacional de Qualidade em Escritórios, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS e pós-graduada em Arquitetura de Interiores pela UniRitter Laureate International Universities. É responsável pela Bencke Arquitetura e atua nas áreas de consultoria, projeto e execução para empresas que buscam a produtividade através do bem estar e qualidade de vida aos colaboradores. Fundadora do conceito Qualidade Corporativa: Smart Workplaces, sendo a organizadora da agenda de eventos em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre sobre a arquitetura e neurociência.

Site: http://www.qualidadecorporativa.com.br/

 


* Conteúdo produzido pela Visão Estratégica Comunicação (www.visaoestrategica.com.br)

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X