Por que COERÊNCIA E EQUILÍBRIO fazem toda a diferença?

Publicado em: 08/03/2017

* por Patricia Lages

“Pode ser que você esteja investindo muito tempo em tentar convencer um cliente a contratar seus serviços ou adquirir seus produtos. Sem sucesso, você se pergunta porque não está atingindo seu objetivo. A resposta pode estar neste post!”

Há alguns anos montamos nosso estúdio fotográfico em um casarão de uma região nobre de São Paulo. Eram três pisos, mais um mezanino em um imóvel cheio de história, pois havia sido o atelier do pintor abstracionista Samson Flexor, na década de 1970, projetado por ninguém menos que o arquiteto Rino Levi. Hoje o casarão deu lugar a um condomínio, infelizmente.

Fizemos toda publicidade em torno do novo local que, para nosso deleite, conservava um mural do pintor na sala principal. Por questões de segurança, tivemos que mudar a entrada para uma saleta lateral e, sem planejamento, acabou virando uma recepção improvisada. A casa era maravilhosa: escadas de peroba rosa dos anos 1950, piso de taco todo restaurado, equipamentos supermodernos fazendo um contraponto, enfim, tudo lindo. Quer dizer… quase tudo.

Certo dia resolvi mudar minha rotina e entrei pela pseudo-recepção. Como eu entrava sempre de carro, passava por outro local e mal tinha ideia de como a saleta estava. Resultado da experiência: me senti num mausoléu! Por ser uma sala pequena e de teto baixo, a sensação que se tinha não era de ter entrado num casarão maravilhoso. A iluminação (se é que posso chamar assim) era nada mais que uma lâmpada fraca pendurada num fio. O sofá, que um dia havia sido branco, estava “cor de sujeira” e o tapete dava até dó…

Fora isso, as fotos nas paredes (que eram de uma exposição maravilhosa do meu marido), retratavam dias nublados e chuvosos, tema que, definitivamente não é o mais apropriado do mundo para uma recepção! Dali mesmo, olhei para a entrada de pedestres e, para meu desgosto, havia um saco enorme de lixo, vasos rachados, plantas sem podar… A verdade é que, quem entrava a pé naquele casarão lindo, tinha a impressão de estar entrando num local abandonado!

Investimos tanto no “geral” e no nosso bem-estar, que nos esquecemos dos detalhes imprescindíveis para criar um ambiente prazeroso para o cliente. Faltou coerência e equilíbrio, pois de que adiantava divulgar um trabalho de excelência, mas não proporcionar ao cliente um acolhimento no mesmo nível?

Para que um negócio seja bem-sucedido, a relação com as pessoas deve estar acima das relações comerciais. Veja por si mesmo: você não compra um produto, ainda que seja ótimo e com preço abaixo do mercado, em um local que não se sente bem tratado. Você é capaz de perder a pechincha para não ter de se submeter a uma situação desagradável. Por isso, permanece a máxima de tratar o próximo da maneira que queremos ser tratados.

Nos vemos!


Este texto foi escrito por Patricia Lages, parceira da QUALIDADADE CORPORATIVA: SMART WORKPLACES. Jornalista e autora de quatro livros sobre finanças pessoais, incluindo o best-seller BOLSA BLINDADA que a levou a palestrar na Universidade Harvard, em 2014. É sócia de seu marido, o fotógrafo Wel Calandria, na Frame Estúdio Fotográfico, em São Paulo, que atende clientes diretos e agências de publicidade desde 1995.

 

Patricia estará em Porto Alegre no dia 21/03 em uma palestra gratuita oferecida pela Editora Vida Melhor e a Livraria Saraiva. O tema será “Os desafios da mulher empreendedora”, baseado em seu mais recente livro “Lugar de mulher é onde ela quiser”. A palestra começará às 19h30 e, a partir das 20h15, haverá sessão de autógrafos com a autora. Só poderão assistir à palestra pessoas inscritas através deste link: https://www.sympla.com.br/os-desafios-da-mulher-empreendedora__123255

 

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

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