Quais as distâncias necessárias no ambiente de trabalho?

Publicado em: 27/02/2015

Quais as distâncias necessárias no ambiente de trabalho?

 

Sabe aquela sensação de desconforto quando alguém se aproxima perto demais para falar com a gente? Ou quando estamos em um local lotado, com as pessoas encostando umas nas outras, não nos sentimos “invadidos”? Pois é, essa “invasão de espaço” realmente é percebida e causa desconforto.

personal bubble

Muitos estudos definem que cada um de nós tem uma distância mínima aceita na aproximação de outras pessoas. Quando alguém invade esse espaço, nos sentimos desconfortáveis pela perda da privacidade. O antropólogo norte americano Edward T. Hall, publicou o livro “Distâncias Ocultas” em 1966, investigando as distâncias entre pessoas e o espaço, invisíveis por um lado, mas sensoriais por outro. A dimensão oculta, segundo o autor, é o espaço que nos aproxima, que nos distancia e que é influenciado pelo tipo de relação que temos com a outra pessoa.

Segundo a Teoria de Hall, quatro distâncias são possíveis de ser classificadas: íntima, pessoal, social e pública. Para cada uma delas ele propõe as distâncias ideias de proximidade. A categoria “social” é aplicada para relações em ambientes de trabalho, dividindo-a ainda entre “fase distante”, relacionando chefes e subordinados, e a “fase próxima”, para colegas de trabalho mais próximos (veja o quadro abaixo).

É interessante observar as distâncias mínimas propostas e aplicar em nosso dia a dia. Imagine uma situação de conversa com seu colega de trabalho, qual a distância que permanece entre vocês? Segundo Hall, o limite dessa situação deveria ser de 120 cm. Sabemos que questões culturais também podem influenciar. No caso do Brasil, a proximidade entre as pessoas se reflete desde o cumprimento inicial com aperto de mão e, muitas vezes, com beijinhos no rosto. Em países do oriente, costumes como esses já são considerados muito íntimos e jamais são vistos em ambientes corporativos.

Avaliando nossa situação cultural, e relacionado com os espaços mínimos recomendados para projetos corporativos, vale considerar a possibilidade de algumas questões:

  • distância entre estações de trabalho, em bancada contínua, lado a lado = mínimo de 120 cm
  • largura da mesa de reuniões = mínimo de 90cm
  • largura da mesa de atendimento de diretoria =  mínimo de 90cm
  • distância entre o eixo dos assentos em um ambiente de espera =  mínimo de 80cm

Zonas de distancia

 

Fonte imagens: http://minhassardinhas.blogspot.com.br/2011_05_01_archive.html

Fonte imagem destaque: http://bizlifesolutions.com/2012/07/what-constitutes-workplace-bullying/

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

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