10 razões para investir no espaço do seu escritório em 2018

Publicado em: 03/10/2017

*Por Roberta Santiago

Mais um ano passou e em meio às incertezas econômicas pensar em um novo design para o seu escritório não será uma prioridade para o planejamento estratégico de 2018. Boas vibrações que sua empresa estará crescendo. E assim, diante da provável redução do valor por metro quadrado tantos nos aluguéis quanto em alguns serviços, enxergaremos oportunidades.

Seguem 10 motivos para que você não esqueça de considerar investimento no espaço e em tecnologias inspiradoras de criatividade e estimuladoras de produtividade

01 – Acompanhar as tendências de design e novas relações do trabalho

Não há mais evolução no design para empresas. Ah! Como assim? É muito melhor: estamos no meio de uma revolução. São as reorganizações das novas relações de trabalho que estão refletidas no design espaços. E nós arquitetos e designers trabalhamos para que o espaço se adapte as atividades e aspirações humanas. Se sua empresa já estuda ou vive as novas formas de hierarquização, como sociocracia, holocracia e gestões compartilhadas não deixe de refletir se seu espaço não é fator impeditivo.

02 – Atrair novos talentos e manter a equipe atual

E enfim a geração que nasceu no século atual vai entrar na sua empresa. A tecnologia já estava entre seus berços e mamadeiras. Algo natural. E sabe o que vai acontecer? Se o seu espaço for pensado em unir e agradar as diferentes faixas etárias, além do poder da atração da juventude, a equipe atual vai poder interagir e se comunicar com os novos membros mantendo-se motivada.

03 – Ambiente é também um “giftwork”.

A Great Place to Work, instituição que anualmente nomeia as “100 melhores empresas para se trabalhar”, ensina aos empresários o poder de dar um presente (“giftwork”), algo além da expectativa de benefícios comuns. O espaço pode ser um deles. Não precisa ter escorregador e tênis de mesa para deixar sua equipe feliz (mas também pode, já que é muito legal). Um café acolhedor, bem pensado para uma pausa necessária, ou mesmo, uma cadeira mais adequada, uma sala mais reservada para conversas sigilosas. Pequenos investimentos com grande impacto.

04 – Fortalecer a cultura da empresa

O profissional especializado em ambientes de trabalho é focado em representar no seu espaço os valores e comportamentos de sua equipe reforçando a cultura da empresa (como disse no item 01 estamos numa revolução). Integração é a palavra de ordem (mas não quer dizer que existe só em espaço aberto, ok!).

05 – Melhorar a percepção da sua marca

Você quer receber muitos clientes? Quer que eles identifiquem logo na entrada: “aqui teremos somente bons negócios”. Pode fazer a pesquisa e procurar nos Google, Pinterest, Instagran: empresas memoráveis tem escritórios memoráveis, bonitos, impactantes que reforçam a marca. E sua empresa vai chegar lá!

06 – Quer maximizar a produtividade: diversifique espaços e crie felicidade

Os neurocientistas afirmam: um bom design, ambientes em diversas linguagens, cores, formas, ora integrador, ora reservado aumenta sim a produtividade. E porquê? Porque as ambientes adaptados as diferentes atividades do trabalho melhoram as relações entre os funcionários aumentam a felicidade e nem precisa explicar que os neurotramissores deste sentimento geram um bem-estar e assim mais energia para o dia a dia.

07 – Invista em tecnologia e infra-estrutura

Se você não investir e atualizar o seu computador, tablet, celular: ele vai fica lento, obsoleto. Você se irrita e perde tempo. E quanto mais você demora esta atualização mais cara ela fica. Infraestrutura é a mesma coisa. Um profissional especializado e multidisciplinar pode ajudar não somente com arquitetura mas também a programar investimentos na sua automação, ar condicionado, elétrica, iluminação, etc. Reduzindo custos e solucionando problemas que as vezes resolverá de vez suas queixas.

08 – Seja uma empresa ecológica e reduza o desperdício

Escritório “verdes” geram simpatia, pessoas engajadas à causa e ambientes mais saudáveis. Você pode tomar ações simples como abolir plásticos, diminuir papéis ou até mesmo mais elaboradas como pensar em certificações ambientais para seu escritório. Ações e investimentos que podem ajudar a economizar dinheiro, manter competitividade, gerar eficiência a curto, médio e longo prazo.

09 – Reduzir os custos operacionais

Aha! Agora cheguei no ponto crucial para definitivamente todos os itens acima estarem no seu planejamento estratégico para 2.018: a redução de custos. Você quer investir mas está pressionado a reduzir custo. Tudo que comentamos acima é investimento e um profissional capacitado faz muito mais que um projeto pode ajudar você e encontrar a equação arquitetônica versus econômica ideal para o seu momento. Projeto é planejamento! E só com planejamento você terá ciência e resposta para a pergunta: Quanto custa? Em quanto tempo retornará o investimento.

10 – Mesmo assim retrair é preciso.

No jogo da vida e das empresas ás vezes andamos casas para trás para avançar depois. Nesse momento você ainda deve investir no seu espaço. Além da reformulação de infraestrutura, pensar em alterações, ou até mesmo diminuições e mudanças visando a redução de custos faz parte do trabalho de um profissional arquiteto. Além do escritório convencional hoje temos outras formas de ocupação para seus colaboradores, homeoffice, coworkings. Um arquiteto especialista em ambientes de trabalho vai te entender e te ajudar a encontrar a melhor solução. Lembre-se é importante manter as equipes unidas e motivadas.

Apesar de ainda estar em outubro em 2018 desejo felicidades e muitas inspirações para todos!


Escrito por Roberta Santiago, graduada em Arquitetura (2001) e pós-graduada em Gerência de Empreendimentos (2008), ambas pela Universidade Mackenzie. Iniciou sua trajetória no design de ambientes de trabalho em 2001 e trabalhou nas grandes empresas da área onde teve a oportunidade de participar de inúmeros projetos e obras de empresas de todo tipo de porte, nacionais e multinacionais. Utiliza em seus projetos os conceitos do PMI (Project Management Institute) e tem como propósito usar toda sua expertise para levar impactos positivos na vida das pessoas. É entusiasta e defensora das novas relações de trabalho: gestões compartilhadas, homeoffice, coworkings. Em 2017 fundou a Easy Office, inspirações e soluções para workplaces. Agora em outubro fará o curso para Especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho – Geprüften ArbeitsplazExpertin – pela instituição alemã Mensch&Büro Akademie.

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X