05 DICAS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DA EMPRESA ATRAVÉS DO AMBIENTE DE TRABALHO

Publicado em: 29/03/2018

*por Ju Pagano

Hoje em dia é indispensável que as empresas se preocupem com um ambiente de trabalho saudável pois tem impacto direto no bem estar de seus colaboradores, reduzindo os níveis de estresse por conta de problemas operacionais, reduzindo o tempo de afastamento dos funcionários por conta de lesões do tipo LER/DORT (Lesão por Esforços Repetitivos/ Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) consequentemente reduzindo os gastos da empresa com tempo de afastamento, melhorando o desempenho e a produtividade dos profissionais e por aí vai … tantos são os benefícios que estão diretamente relacionados a uma melhora do ambiente de trabalho, que preparamos 05 dicas para usar e abusar em sua empresa:

1 – Incentive as relações interpessoais através de espaços de convívio: Atualmente as pessoas passam mais tempo no trabalho do que em casa e convivem mais com colegas de profissão do que com seus próprios familiares. Relações interpessoais e estreitamento de laços são bem vindos em uma empresa e criar ambientes que propiciem a descompressão são eficazes para amenizar as pressões do dia a dia e reduzir os níveis de estresse dos colaboradores. Locais como salas de jogos, salas de leitura, espaços ao ar livre, refeitórios ou espaços de Tv são boas opções para as empresas.

2 – Melhore o espaço de trabalho: Alguns anos atrás uma boa mesa era o suficiente para se trabalhar, mas hoje sabemos que não é bem assim que funciona. A ergonomia é uma importantíssima ferramenta para se adequar o ambiente ao ser humano e não vice-versa, existem profissionais hoje especializados em projetar ambientes de trabalho e adequar sua empresa aos seus colaboradores. Pessoas que trabalham posicionadas corretamente tem menos problemas posturais acarretados por esforços repetitivos, consequentemente há redução nos afastamentos por problemas de saúde o que implica diretamente na redução de gastos pela empresa.

 

3 – Acerte na iluminaçãoEm ambientes de trabalho a iluminação é crucial. Quando a luz natural for abundante pode se instalar persianas para que ela se torne difusa evitando ofuscamentos, mas há espaços em que ela é deficiente e nesse caso a luz artificial se faz necessária, deve-se tomar cuidados com quantidade de luz que chega até a mesa de trabalho para que se desempenhe com facilidade as funções de cada profissional, tanto o excesso quanto a falta de iluminação podem causar desconforto visual, fadiga e dores de cabeça. Uma dica importante é sempre ficar adjacente à entrada de luz.

4 – Personalize o espaço: Para empresas que trabalham com a criatividade, estudos indicam que locais de trabalho milimetricamente organizados e minimalistas não estimulam a capacidade criativa de seus funcionários, ou seja, empresas que permitem que seus colaboradores deem seu toque pessoal ao espaço de trabalho colhem os bons frutos dessa humanização. Mas não confunda um “toque” com milhares de bugigangas jogadas na mesa de trabalho, o que indicamos é uma organização “pessoal” de quem está ocupando o local para trabalhar, existem centenas de tipos de organizadores de materiais saiba qual a necessidade do seu colaborador e invista nisso, o rendimento vai aumentar e o tempo será melhor aproveitado quando tudo está ao alcance.

5 – Tenha a natureza como aliada: Biofilia, é um termo usado atualmente e que foi popularizado por Edward Osborne Wilson, num livro de mesmo nome, publicado pela Harvard University Press em 1984, que descreve a biofilia como uma tendência natural a voltarmos nossa atenção às coisas vivas. Segundo a Wikipédia (philia) é amor e (bio) é natureza, então biofilia é a relação entre o homem e a natureza e a necessidade de estar sempre conectado a ela. Essa necessidade se faz evidente nas pessoas que vivem e trabalham em áreas urbanas, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) em 2030, há uma previsão que 60% da população mundial viverá em ambientes urbanos. Essa informação é importantíssima para empresas que pretendem criar um ambiente de trabalho mais atrativo, criativo e produtivo para os seus funcionários. Por isso faça a introdução de elementos que remetam a natureza no ambiente de trabalho, através de plantas, usando a luz natural, utilizando cores, imagens de paisagens, etc. Tudo isso vai impactar na produtividade, criatividade, motivação, felicidade e bem estar dos colaboradores, porque o ser humano sente muito mais atração em trabalhar em um ambiente com luz natural e vegetação do que em um ambiente cinza e sem vida.

 

 


 

Ju Pagano é gaúcha, formada em Santa Maria/RS em Design Industrial–Projeto de Produto, atuou alguns anos no setor moveleiro, após mudou-se para Ribeirão Preto/SP, especializou-se em Design de Interiores e trabalha junto a TAP Construtora, desenvolvendo projetos comerciais, corporativos e residenciais, uma experiência de mais de 10 anos. A profissional busca conciliar novos materiais e tecnologias, criando peças exclusivas para cada cliente. Seu foco principal é no mercado comercial e corporativo, sendo especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho pela Academia Alemã Mensch&Büro (Geprüften ArbeitsplatzExpertin–MBA), possui trabalhos já realizados em Ribeirão Preto neste segmento, os ambientes que projeta contam com soluções de inovação e criatividade.

 

Priscilla Bencke

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Quality Office Consultant”.

X